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Parque de veículos a gás natural disparou 91% em Portugal durante 2019

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Os dados são reveladores de uma crescente alteração de paradigma energético e foram divulgados ontem (dia 16 de Janeiro) pela GASNAM – Associação Ibérica do Gás Natural e Renovável para a Mobilidade: o parque automóvel nacional movido a gás natural cresceu 91% em 2019, de acordo com os dados estatísticos de matriculação de veículos a gás natural.

Parque de veículos movidos a gás natural disparou

Para Victor Cardial, delegado em Portugal da associação transnacional que tem como missão promover a utilização do gás natural no sector dos transportes, este aumento reflecte «uma penetração cada vez maior desta solução de mobilidade junto dos profissionais e dos particulares que reconhecem, assim, as vantagens ambientais e económicas da sua utilização».

É incontornável: a solução a gás natural tem vindo progressivamente a tornar-se a referência na renovação das frotas urbanas de autocarros de passageiros, sendo já maioritária nas grandes cidades do país. Actualmente, os autocarros representam mais de metade da frota de veículos movidos a gás natural em Portugal, tendo este segmento observado, no ano passado,a maior subida em termos de matrículas registadas (+136%).

GNL: uma solução «mais vantajosa» que captou interesse dos operadores logísticos

Igualmente, ao nível profissional, em particular no transporte internacional, a opção por veículos propulsados a gás natural liquefeito «tem vindo a impor-se como a solução economicamente mais vantajosa junto de inúmeros operadores logísticos», frisou a GASNAM. No segmento de ligeiros, a tendência é também de crescimento: em 2019, registaram-se 106 novas matrículas de veículos ligeiros de passageiros, um aumento de63% face ao ano anterior. No mesmo período, as matrículas de comerciais ligeiros subiram 59%, atingindo as 135 unidades.

Uma aposta ‘amiga do ambiente’

Para a GASNAM, que enfatizou, em comunicado, os dados agora conhecidos, «a escolha de veículos a gás natural contribui para a redução das emissões de gases com efeito estufa, nomeadamente CO2, e para a melhoria da qualidade do ar, uma vez que praticamente elimina a emissão local de partículas poluentes. Já do ponto de vista económico apresenta vantagens altamente competitivas, visto que assegura poupanças, em alguns casos, na ordem de 50%, face aos combustíveis tradicionais». O incremento do parque automóvel alimentado a gás natural espelha «a crescente preocupação das empresas e particulares com o impacto ambiental das suas escolhas de mobilidade» e é a tradução «dos novos investimentos que têm vindo a ser feitos na expansão da rede de postos de abastecimento de gás natural nos principais centros urbanos e eixos rodoviário».

A GASNAM estima que a tendência de crescimento da utilização de gás natural como combustível volte a sofrer uma aceleração em 2020, «não só no segmento profissional, como também no particular. As novas matrículas deverão exceder as 500 unidades».

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