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Pedro Frazão (Grupo Sousa): Descarbonização é «aposta ganha pela Região da Madeira»

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Em declarações à Revista Cargo, Pedro Frazão, administrador e Chief Sustainability Officer (CSO) do Grupo Sousa, abordou a obtenção do «importante marco» operacional da Gáslink na Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos, com a logística de fornecimento de gás natural à Central Eléctrica da Vitória, no Funchal, a ultrapassar as 10 mil operações de contentores descarregados. Para o responsável, o feito é estruturante no sucesso do esforço de descarbonização que a Madeira tem levado a cabo: uma «aposta ganha», vincou o CSO do grupo.

Pedro Frazão enfatiza «marco importante» em «operação sem paralelo no Atlântico»

«Atingimos um marco importante nesta operação única em Portugal, na Macaronésia e, posso afirmar, sem paralelo no Atlântico. Uma aposta ganha pela Região Autónoma da Madeira na sua trajectória de descarbonização e de redução muito significativa de outros poluentes muito prejudiciais à saúde humana como é o caso de SOx, NOx e Partículas, emitidos pelo sistema electroprodutor regional baseado no fuelóleo, combustível altamente poluente. Estamos hoje preparados para replicar esta solução operacional e ambientalmente sustentável nas geografias onde já operamos», vincou.

Os números apresentados pelo Grupo Sousa espelham o sucesso da aposta: ao introduzir a solução de gás natural em substituição parcial do fuelóleo para produção de electricidade na ilha da Madeira (matriz média: fuelóleo 55%, gás natural 20%, renováveis 20% e resíduos sólidos urbanos 5%) reduziu, num espaço de sete anos, as emissões poluentes de CO2 em mais de 270.000 toneladas. «A protecção do meio ambiente que daqui advém, é também notória na redução de emissões poluentes em 12.000 toneladas de óxidos de azoto (NOx), 3.000 toneladas de óxidos de enxofre (SOx) e em cerca de 150 toneladas de Partículas equivalendo, estas, a uma redução superior a 95%, face às emissões pelo fuelóleo», detalhou o Grupo Sousa.

Ao assinalar este novo marco das dez mil operações de contentores descarregados, e porque, no universo logístico, os triunfos são materializados pelas sinergias colocadas no terreno, o grupo, por intermédio da Gáslink, deixou, no comunicado disseminado, um agradecimento pela «colaboração da GALP Gás Natural (parceiro de consórcio neste projecto) da REN Atlântico (operadora do Terminal de GNL de Sines) e dos parceiros PRF (construtor da UAG – Socorridos) e TML (transportador rodoviário no continente)».

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