Pedro Nuno Santos reivindica maior critério de igualdade nos apoios da UE à ferrovia

TerrestreComentários fechados em Pedro Nuno Santos reivindica maior critério de igualdade nos apoios da UE à ferrovia314
Tempo de Leitura: 2 minutos

No passado dia 26, o ministro Pedro Nuno Santos, elencou as prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia no sector dos transportes aos eurodeputados: ferrovia, transporte aéreo, Céu Único Europeu, directiva Eurovinheta e negociação do regulamento de slots.

Em intervenção realizada via vídeo-conferência o Ministro das Infra-estruturas vincou que é preciso «apoiar o transporte ferroviário com a mesma rapidez e a mesma intensidade com que a Comissão Europeia apoiou o transporte aéreo». Para o ministro, é óbvio o impacto fortíssimo da pandemia na aviação internacional, mas «o transporte ferroviário também está a sofrer as consequências da pandemia», lembrou o governante.

Ferrovia e aviação: Pedro Nuno Santos aponta «dualidade de medidas»

Para Pedro Nuno Santos, a acção comunitária de resposta à crise sanitária tem sido desproporcional, deixando de fora a ferrovia. «A União Europeia teve uma dualidade de medidas entre o transporte aéreo e o transporte ferroviário. Foi muito rápida a adoptar medidas excepcionais de apoio ao transporte aéreo e não fez o mesmo com o transporte ferroviário», alertou, em tom crítico, Pedro Nuno Santos.

Pedro Nuno SantosRecorde-se que, tal como a Revista Cargo noticiou em Dezembro passado, o transporte ferroviário foi assumido como uma das grandes prioridades da Presidência Portuguesa da UE, que arrancou no primeiro dia de 2021 e que deverá servir para salientar «a importância do transporte ferroviário». Pedro Nuno Santos lembrou ainda que a presidência lusa pretende «contribuir para a rápida recuperação do sector dos transportes, garantindo capacidade operacional dos diferentes modos e o fluxo de pessoas e de mercadorias na União».

«Colocar o caminho-de ferro no centro de um sistema de transportes europeu mais resiliente e ao serviço das pessoas, aproveitando o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, em 2021, está no topo das prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho de Transportes», declarou, em comunicado divulgado em Dezembro, frisando que, entre as prioridades estará também a aviação e o «projecto do Céu Único Europeu», que figurará no «topo da agenda», declarou, à data, o membro do Governo português.

Fonte: Jornal Económico

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com