Ministro das Infra-estruturas Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos taxativo: «Do ponto de vista ambiental a ferrovia é imbatível»

Terrestre Comentários fechados em Pedro Nuno Santos taxativo: «Do ponto de vista ambiental a ferrovia é imbatível» 321
Tempo de Leitura: 2 minutos

Durante uma visita Parque Oficinal de Guifões, em Matosinhos, para receber as primeiras 18 carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe, o ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou que, do ponto de vista ambiental, o transporte ferroviário é «imbatível».

Pedro Nuno Santos pediu mais aposta nas potencialidades da ferrovia, garantindo que colocar as fichas nesta área de transporte é uma opção estratégica que deve ter seguimento rumo à mobilidade sustentável que o país «precisa para o futuro». «Em termos de meios de transportes menos poluentes, nenhum bate a ferrovia desse ponto de vista, nem carros eléctricos, pois a vantagem das carruagens é que não levam só quatro pessoas. Do ponto de vista ambiental a ferrovia e imbatível», vincou, taxativo, o líder da pasta das Infra-estruturas.

O evento serviu para sinalizar mais um «momento importante desta aposta na ferrovia que precisava de ter em Portugal. Não sei se temos todos noção da importância que a ferrovia tem para o país e sistematicamente vamos desvalorizando a importância da ferrovia para o país, que transporta Portugal inteiro, não só nos grandes centros urbanos, como no acesso a grandes cidade ou o acesso a todo o território», acrescentou o ministro.

Esta visão da ferrovia vai ao encontro daquela defendida insistentemente por Carlos Vasconcelos, administrador da companhia ferroviária de transporte de mercadorias Medway. «A ferrovia é comprovadamente o meio de transporte mais amigo do ambiente», havia frisado o responsável recentemente, quando instado a analisar o papel deste método de transporte na revolução da mobilidade sustentável do século XXI.

A empresa de transporte de cargas, recorde-se, lançou recentemente a criação de um Certificado de Transporte Sustentável. Este novo certificado, explicou a Medway no passado mês de Junho, revela às empresas quanto reduzem a pegada ambiental pela utilização do comboio para o transporte de mercadorias.

Com Expresso

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com