Pedro Nuno Santos Portugal

Pedro Nuno Santos vinca: Futuro aeroporto de Lisboa estará construído antes de 2035

Aéreo Comentários fechados em Pedro Nuno Santos vinca: Futuro aeroporto de Lisboa estará construído antes de 2035 269
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em reacção às mais recentes declarações do presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, José Luís Arnaut, Pedro Nuno Santos, Ministro das Infra-estruturas, afirmou que o futuro aeroporto de Lisboa estará pronto antes de 2035, ao contrário do que disse o responsável da empresa.

ministro Pedro Nuno Santos«Eu não sei qual é a ideia do presidente da ANA, mas o aeroporto vai ter que estar feito antes. Não sei quando, não vai ser é em 2035, de certeza absoluta”, salientou Pedro Nuno Santos, sublinhando que está em causa o interesse público. «A ANA tem os seus próprios interesses – e nós respeitamos os interesses das empresas privadas – mas, obviamente, estamos aqui a falar de um grande interesse público», declarou.

Pedro Nuno Santos recordou que a decisão de construir o novo aeroporto no Montijo estava já firmada, mas não teve luz verde devido ao veto de dois municípios. «Nós defendemos a alteração da lei, mas não temos maioria absoluta. Conseguimos o acordo do PSD para proceder à alteração da lei, mas o PSD exigiu uma avaliação ambiental estratégica [que avaliará prós e contras da construção do aeroporto no Montijo e em Alcochete]. E é isso que nós vamos ter que fazer, uma avaliação ambiental estratégica, para conseguirmos o consenso que permita alterar a lei», explicou Pedro Nuno Santos.

«Essa avaliação ambiental estratégica levará tempo», denotou Pedro Nuno Santos, ressalvando, contundo, a ideia de que a construção do novo aeroporto deverá avançar muito antes do ano de 2035, contrariando a mensagem de José Luís Arnaut. Recorde-se que o presidente da ANA falou de uma situação «esquizofrénica», em que um concessionário quer investir mas «vicissitudes externas e constrangimentos de contexto» não permitem.

Recorde-se que José Luís Arnaut afirmou ainda que a TAP e o país precisam do novo aeroporto, que poderia receber, a cada ano, mais 10 milhões de passageiros, recordando ainda que 95% dos turistas chegam a Portugal de avião e que, sem uma nova infra-estrutura, «o turismo não cresce».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com