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Petya obrigou Maersk Line a «reinstalar toda a infra-estrutura de IT»

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Mais de seis meses depois do flagelo informático Petya ter atacado multinacionais e corporações por todo o mundo, a Maersk Line – uma das maiores visadas pelo ransomware – veio agora, pela voz de Jim Hagemann Snabe, membro da administração do grupo A.P. Moller-Maersk, relatar o processo de reacção da operadora marítima dinamarquesa nos dias que se seguiram ao ciber-ataque que custou à companhia centenas de milhões de dólares.



Mascarado de ransomware mas com efeitos de um vírus wiper (tipologia de vírus conhecida por apagar de modo permanente e irreversivelmente dados fundamentais), o Petya contaminou toda a estrutura informática da Maersk Line, obrigando à suspensão, até, dos serviços de correio electrónico. Aos atrasos no processo de transporte de carga e à quebra da confiança dos clientes juntou-se um prejuízo a rondar os 300 milhões de dólares.

Petya obrigou Maersk a reinstalar 4000 servidores e 45000 computadores em 10 dias

Agora, ultrapassado o problema, Jim Hagemann Snabe discorreu sobre o tema: «Basicamente tivemos de reinstalar toda a nossa infra-estrutura ligada às Tecnologias da Informação», revelou o administrador durante o evento World Economic Forum, realizado em Davos, na Suíça, durante a semana transacta. O processo de reestruturação demorou, de acordo com Hagemann Snabe, cerca de seis meses.

Durante a sua intervenção, Jim Hagemann Snabe revelou que o ciber-ataque obrigou a Maersk Line a reinstalar cerca de 4000 servidores, 45.000 computadores e 2500 aplicações: tudo isto em apenas dez dias. Operando sem recurso à sua normal capacidade de IT, a líder de mercado sofreu um decréscimo de 20% nos volumes, relatou o administrador do grupo A.P. Moller-Maersk.



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