
Peugeot e-Partner: o furgão líder em Portugal acelera na via da mobilidade eléctrica
Terrestre, Veículos27 Janeiro, 2021Comentários fechados em Peugeot e-Partner: o furgão líder em Portugal acelera na via da mobilidade eléctrica221O novo Peugeot e-Partner chegou ao mercado em complemento aos novos e-Expert e e-Boxer. Com base no seu sucesso comercial e nos inúmeros prémios conquistados, incluindo o troféu ‘International Van of The Year 2019’, o Peugeot Partner, inicialmente lançado no ano de 1996, alcançou a fasquia dos 2.000.000 de unidades produzidas, sendo comercializado em mais de 100 países.
A actual geração foi, em 2020, o comercial ligeiro mais procurado pelas empresas e pelos profissionais individuais em Portugal, tendo comercializado um total de 4.350 unidades. O novo Peugeot e-Partner disponibiliza um espaço de trabalho que facilita as operações diárias, tecnologias embarcadas de referência, como o i-Cockpit digital, e um estilo assertivo, passando também a possibilitar o acesso aos centros urbanos.
Graças a uma conceção avançada, explicou a marca, os profissionais podem agora dispor de todas as qualidades originais do modelo, em modo zero emissões e sem qualquer tipo de cedências, mantendo todos os trunfos pelos quais o Partner é famoso.
Um mercado em plena evolução com o Peugeot Partner na liderança
Sendo o Peugeot Partner líder de mercado europeu de furgões do segmento F1, a sua quota de mercado tem aumentado sucessivamente desde o lançamento da actual geração em 2018. Tendo em conta de que perto de 80% dos condutores de veículos comerciais percorrem, em média, menos de 200 km por dia, o lançamento de uma versão eléctrica do Partner, o furgão mais procurado pelos clientes, torna-se evidente.
Adicionalmente, o Peugeot e-Partner possibilita o acesso aos centros urbanos cada vez mais restritos, alguns dos quais só permitem a circulação de veículos 100% eléctricos, e mantém «inalterada a totalidade dos pontos fortes do Peugeot Partner», salienta a marca.
Tecnologia eléctrica e eficiente para a nova geração de furgões
Baseado na plataforma modular multi-energias EMP2 (Efficient Modular Platform), o Peugeot e-Partner integra um motor 100 por cento eléctrico, com uma potência máxima de 100 kW e um binário máximo de 260 Nm disponível desde o arranque, para uma resposta imediata, sem vibrações, ruídos, passagens de caixa, odores e, claro, sem emissões de CO2. A cadeia de tracção eléctrica (motor eléctrico, inversor e carregador-conversor de corrente contínua /corrente alterna) é semelhante à do novo e-Expert. Tal como neste, é feita uma adaptação no redutor da transmissão para corresponder aos constrangimentos de carregamento inerentes à utilização dos veículos comerciais.
As duas versões do e-Partner (Standard e Longa) estão disponíveis com uma bateria de iões de lítio (18 módulos) com uma capacidade de 50 kWh que lhe permite uma autonomia máxima de 275 km, consoante a versão, de acordo com o protocolo de homologação WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures). Ligada ao circuito de distribuição de calor do habitáculo, a regulação térmica da bateria permite carregamentos rápidos, uma vida autonomia optimizada da bateria e um maior tempo de vida útil. Estão disponíveis dois tipos de carregadores a bordo, indo ao encontro de todas as utilizações e soluções de carregamento; um carregador monofásico de 7,4 kW e um carregador trifásico de 11 kW (em opção).
Os modos de carregamento da bateria de 50 kWh são flexíveis e adaptados a diferentes situações do quotidiano. São possíveis diversos tipos de carregamento: em casa, no local trabalho ou em postos públicos:
- A partir de um carregador rápido, sendo que a regulação térmica da bateria permite utilizar carregadores de 100 kW e obter 80% da carga em 30 minutos;
- A partir de Wall Box de 11 kW, permitindo uma carga completa em 5h com o carregador trifásico a bordo (11 kW);
- A partir de Wall Box de 7,4 kW, permitindo uma carga completa em 7h30 com o carregado monofásico a bordo (7,4 kW);
- A partir de uma tomada reforçada (16A), para uma carga completa em 15 horas;
- A partir de uma tomada standard (8A), para uma carga completa em 31 horas.
«Um cockpit em plena e-volução»
O novo e-Partner apresenta 3 modos de condução, a partir do selector:
- Eco (60 kW, 190 Nm): favorece a autonomia e a suavidade de condução
- Normal (80 kW, 210 Nm): ideal para uma utilização diária
- Power (100 kW, 260 Nm): optimiza as performances no transporte de cargas pesadas.
Estão disponíveis dois modos de travagem, com tipologias de regeneração de bateria adaptadas:
- Moderada, para sensações próximas das de um veículo térmico
- Aumentada (acessível a partir do botão (push) B, de Brake, para uma desaceleração acentuada quando é libertado o pedal do acelerador, favorecendo a autonomia.
Todas as versões estão equipadas com travão de estacionamento eléctrico, uma novidade neste modelo. Para além de libertar espaço no piso, esta função automática confere tranquilidade à condução diária. O i-Cockpit continua a evoluir tecnologicamente com dois novos painéis de instrumentos, de modo a partilhar com o condutor todas as informações necessárias para uma adequada operação de um veículo 100% eléctrico.
Peugeot e-Partner: carga útil «ao melhor nível do mercado»
O novo Peugeot e-Partner «combina dimensões externas compactas com elevadas capacidades de carga. As baterias estão alojadas sob o piso, sem qualquer impacto no volume de carga. Este tipo de colocação favorece também a rigidez estrutural, assegurando um prazer e precisão de condução idênticos aos das versões térmicas graças à distribuição de peso ideal», explica a marca.
O condutor conta com um sistema de direcção assistida especialmente adaptado que facilita a condução e mantém um raio de viragem de 10,8 m (versão Standard, entre passeios), e com uma altura inferior a 1,90 m que garante o acesso à maioria dos parques de estacionamento. O modelo está disponível nas mesmas versões das motorizações térmicas, de forma a satisfazer todas as exigências de utilização:
- Furgões Simples (2 comprimentos: Standard, de 4,40 m; Longa, de 4,75 m; e com 3 lugares),
- Furgões Mistos (5 lugares, fixos ou rebatíveis, apenas na versão Longa).
A modularidade do novo Peugeot e-Partner continua a ser uma referência no segmento graças ao banco Multiflex de 3 lugares, à porta integrada na divisória interior e ao assento elevável do banco lateral, oferecendo: 3 lugares à frente. Esta funcionalidade prática é muito apreciada pelos profissionais, que podem, assim, transportar as suas equipas e equipamentos/ferramentas de um lugar para outro, optimizando as deslocações.
Detém um piso plano com um comprimento útil aumentado para 3,09 m na versão Standard e 3,44 m na versão Longa, volume adicional de 500 litros à frente. Com uma capacidade que pode atingir os 113 litros, os espaços de arrumação foram pensados para as múltiplas utilizações dos profissionais. A capacidade de reboque está também em destaque, com a possibilidade de rebocar até 750 kg de carga com sistema de engate disponível logo no lançamento da versão. O volume útil de até 4,4 m³, no caso da versão Longa é o mesmo que está disponível nas versões com motorizações térmicas. «A carga útil de até 800 kg situa-se ao melhor nível do mercado e é específica para a motorização eléctrica», acrescenta a marca.