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Pilotos testarão, em Espanha, cenários para melhorar a acessibilidade ao Porto de Aveiro

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Os pilotos do Porto de Aveiro testarão, até Setembro, dois cenários de modelação desenvolvidos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com a participação da Universidade de Aveiro, com intuito de incrementar as acessibilidades ao porto aveirense.

Segundo adiantou Fátima Alves, presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), «estão em estudo dois cenários, que a seu tempo serão conhecidos, porque ainda podem vir a ser modificados, e que vamos apresentar à comunidade portuária, assim que estiverem prontos».

Fátima Alves APASó depois de seleccionada a melhor solução, explicou Fátima Alves, será criado o projecto de execução e o respectivo estudo de impacto ambiental. A novidade, neste contexto, prende-se com o facto de a APA ter decidido que os seus pilotos deveriam testar primeiro os dois modelos, uma vez que «são eles que fazem entrar os navios na barra», justificou a presidente da Administração do Porto de Aveiro.

Os pilotos farão as simulações em Espanha – apesar de existir um simulador em Matosinhos, o seu software não reconhece a barra de Aveiro e, curiosamente, é um simulador espanhol que tem todos os pormenores da entrada no Porto de Aveiro. «O objectivo principal do estudo é que a entrada no porto de Aveiro e na barra em particular possa ocorrer em qualquer condição de maré, ultrapassando os actuais constrangimentos físicos e hidrodinâmicos da sua barra, para que os navios que o demandam possam entrar em segurança, em qualquer altura», detalhou Fátima Alves.

A administradora portuária assume haver também o fito de Aveiro vir a receber navios maiores, «sobretudo com maior largura de boca, porque, como é sabido, já entram em Aveiro navios com 200 metros de comprimento». «Colocamos como fasquia que a boca de navio possa ir aos 30 e eventualmente aos 32 metros, que é o que a maior parte dos armadores pede, porque os fretes ficam mais baratos», revelou Fátima Alves.

Fonte: Lusa

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