Pinto Basto concretizou «complexa operação» de transporte do submarino ‘My Schokland’

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A Pinto Basto organizou e concretizou uma complexa operação de transporte de um submarino, o ‘My Schokland’, que chegou ao município galego de Marín, proveniente do arquipélago de Lanzarote, após a conclusão, com sucesso, da operação logística.

Pinto Basto: operação intrincada levou oito dias a ser concluída

porto las palmas fedeport

Porto de Las Palmas

No total, a operação de transporte do submarino demorou oito dias a ser finalizada, tendo sido necessário ultrapassar «diversos obstáculos logísticos e burocráticos», adiantou a Pinto Basto, através de um comunicado, ao qual a Revista Cargo acedeu.

Os planos iniciais perspectivavam que o submarino fosse carregado no navio em Las Palmas (porto que, explicou a Pinto Basto, dá condições ideais para efectuar carga e detém experiência assinalável neste segmento operacional); no entanto, o afretador responsável pela operação não tinha capacidade para transportar a carga da ilha de Lanzarote até à Gran Canária.

Assim, relata a empresa Pinto Basto, «foram iniciadas negociações com o armador para que fosse este receber a carga na ilha de Lanzarote», explicou a Pinto Basto,

Ultrapassadas «algumas dificuldades em obter as autorizações necessárias junto das autoridades portuárias» para movimentar o submarino para Arrecife – pequeno porto comercial em Lanzarote – e de «algumas hesitações por parte dos pilotos do porto encarregues de manobrar o navio de carga, a manobra de entrada e atracação foi efectuada sem piloto a bordo», detalhou a empresa no comunicado.

O submarino ‘My Schokland’ chegou à Marina Rubicon, em Las Palmas, partindo depois de uma hora de operação de carga, tendo chegado, finalmente, a Marín na tarde de dia 21. Na operação de carga estiveram envolvidos um terno de estiva e duas gruas móveis (para manter o equilíbrio do submarino). Na descarga também foi utilizado um terno de estiva e duas gruas móveis e um camião para o transporte até ao Estaleiro.

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