Pirataria em ascensão: três ataques a navios em apenas um dia, reporta a Dryad Global

Marítimo Comentários fechados em Pirataria em ascensão: três ataques a navios em apenas um dia, reporta a Dryad Global 460
Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com dados avançados pela empresa de segurança marítima Dryad Global e reportados pelo portal ‘Marine Insight’, ocorreram 3 ataques de pirataria no mesmo dia – 11 de Maio marcou um dia fatídico para o transporte marítimo, com três incidentes que redundaram em sequestros.

Uma das ocorrências deu-se em Luba Anchorage, na Guiné Equatorial – um navio, ao que tudo indica de pesquisa, foi abordado por piratas; os primeiros relatos dão conta do sequestro de dois tripulantes de nacionalidade russa. Dados ainda por confirmar, adianta a o ‘Marine Insight’, avançam o nome do navio: MV DJIBLOHO. Um segundo incidente deu-se em águas camaronesas, tendo como alvo o navio de carga ‘Rio Mitong’.

O navio ‘Rio Mitong’ foi atacado por uma única lancha de piratas, de número ainda desconhecido. Acredita-se que os autores do acto de pirataria usaram escadas para invadir o navio, resultando no sequestro de dois tripulantes: um russo e um ucraniano, indicam os relatos iniciais. Os demais membros da tripulação estão em segurança. No terceiro incidente do dia, um navio-tanque foi perseguido por uma lancha.

Segundo relata a Dryad Global, o navio-tanque fez uma chamada Ch16 (requisitando auxílio) aumentou a sua velocidade durante um período de tempo, enquanto aguardava pela chegada e apoio das forças de intervenção dos Camarões, presumindo-se que esse aumento de velocidade de deveu a uma perseguição. Aproximadamente 45 minutos depois, o barco-patrulha chegou ao navio-tanque, resultando na fuga da lancha.

Navios de bandeira portuguesa também foram alvo de pirataria

Segundo dados da Dryad Global, os primeiros quatro meses de 2020 têm demonstrado que a pirataria se encontra em ascensão rápida, assim como os sequestros. Prova dessa tendência foi a pirataria da qual recentemente foram alvos dois navios de bandeira portuguesa: o ‘MSC Talia F’ e o ‘Tommi Ritscher’, ambas ocorrências noticiadas pela Revista Cargo. De acordo com informações prestadas pela EISAP à nossa publicação, os tripulantes do porta-contentores ‘MSC Talia F’ sequestrados já se encontram a salvo e em segurança.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com