Com o «mais rápido crescimento do mundo», Pireu almeja ser o líder mediterrânico

Marítimo Comentários fechados em Com o «mais rápido crescimento do mundo», Pireu almeja ser o líder mediterrânico 257
Tempo de Leitura: 2 minutos

Poderá estar integrado num país que ainda se debate com uma grave crise económico-financeira, mas, o porto grego de Pireu, tem os olhos postos em objectivos bastante ambiciosos – a infra-estrutura helénica encontra-se em rápido crescimento e já contempla a meta de se tornar a maior referência mediterrânica em termos de movimentação de carga contentorizada, revelou a operadora COSCO Shipping Ports.



Zhang Anming: Pireu é o porto que apresenta «o mais rápido crescimento do mundo»

O porto grego tem vivido tempos de crescimento célere desde que a operadora chinesa adquiriu a maioria do capital da infra-estrutura, reestruturando os serviços e a organização laboral da plataforma – Pireu passou a desempenhar, com números a condizer, o papel de gateway da Europa Ocidental para as cargas provenientes do Oriente e de entreposto logístico geograficamente valioso. Em tempo recorde, o investimento chinês assegurou-se desse sucesso.

«O Pireu é o porto que apresenta o mais rápido crescimento do mundo. Somente este ano, a administração pretende aumentar os tráfegos em 35%», comentou o CEO do Piraeus Container Terminal (PCT), Zhang Anming. Os números não deixam dúvidas: a taxa de movimentação dos terminais II e III subiu 18,4% no primeiro semestre de 2018, atingindo os 2,075 milhões de toneladas. Mais: o terminal I COSCO PPA disparou 63,3% (para os 1,6 milhões de TEU), muito por culpa de incrementos infra-estruturais.

Com um volume total de 3,675 milhões de TEU movimentados até Junho de 2018, o Porto de Pireu cresce a olhos vistos e já está de olhos postos no primeiro lugar europeu na região do Mediterrâneo. «O transporte de bens mais que triplicou nos últimos anos», acrescentou Zhang Anming, que deixou ainda uma previsão: «Dentro de um ano e meio, Pireu tornar-se-á o maior porto do Mediterrâneo».

Pireu: referência mediterrânica e hub de ligação entre o Ocidente e o Oriente

Recorde-se que o porto grego foi uma forte aposta chinesa que assentou perfeitamente na estratégia de expansão logística e infra-estrutural do país, no enquadramento da mega-iniciativa One Belt One RoadPireu foi idealizado como a porta de entrada da China para Europa, sendo alvo de investimentos avultados por parte da China COSCO Shipping a fim de se tornar um hub de referência, elo de ligação entre os mercados ocidental e asiático.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com