ministro Pedro Nuno Santos

Plano de ajuda à TAP foi imposto por Bruxelas, revelou Ministro das Infra-estruturas

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O ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, revelou, no passado dia 25 de Junho (Quinta-feira), que o plano de ajuda à TAP foi uma imposição da Comissão Europeia (CE) e que o Governo português defendeu o «recurso ao quadro temporário» da pandemia de Covid-19.

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Airbus-A330 tap«[Este plano] foi o único que foi aceite [pela Comissão Europeia]. Não fomos nós que o propusemos, foi a CE que o impôs, sublinhou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, em entrevista ao podcast ‘Política com Palavra’. O líder da pasta das Infra-estruturas explicou que «os representantes do Estado português, nos contactos com a Comissão Europeia, defenderam o recurso ao quadro temporário» covid-19.

No entanto, a visão de Bruxelas «era que a TAP era uma empresa em dificuldades em 2019 e, como tal, não podia recorrer» a essa opção. Por essa razão, «a opção que está em cima da mesa é a única» que Bruxelas «disse que estava disponível para a TAP», esclareceu o governante. O ministro também foi interrogado sobre se deposita confiança na actual Comissão Executiva da TAP para levar a cabo o plano de reestruturação da empresa.

Críticas a Antonoaldo Neves

A resposta foi taxativa: Confio no Conselho de Administração [da TAP]», vincou Pedro Nuno Santos. Durante a entrevista, dissecada depois pela agência Lusa, o ministro das Infra-estruturas deixou um reparo, considerando que «o actual CEO [Antonoaldo Neves] da TAP valoriza em demasia a briga». Para o governante, é preciso sim «trabalhar» em sintonia com Bruxelas, ao invés de «brigar».

Pedro Nuno Santos disse ainda que lhe faz «muita confusão que o CEO de uma empresa que está de mão estendida ache que se possa relacionar com o Estado» desta maneira, «como se nos estivessem a fazer um favor», disparou o governante, criticando a postura do CEO da companhia aérea.

Com Lusa

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