IP linha do norte rede ferroviário

Plano Ferroviário: Executivo pretende ferrovia a ligar todas as capitais de distrito

Terrestre Comentários fechados em Plano Ferroviário: Executivo pretende ferrovia a ligar todas as capitais de distrito 350
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Executivo tem a ambição estratégica de gizar, em 2021, o Plano Ferroviário Nacional – segundo consta na versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado, tornada hoje pública, este plano terá como pressuposto central a ligação ferroviária entre todas as capitais de distrito. O plano deverá garantir ainda «as ligações transfronteiriças ibéricas e integração na rede transeuropeia de passageiros e mercadorias».

«Durante o ano de 2021, o Governo elabora e apresenta à Assembleia da República um Plano Ferroviário Nacional que se traduza em princípios de sustentabilidade e que assente num modelo em rede, que inclua linhas, ramais e trajectos interligados», pode ler-se no documento, ontem entregue a Ferro Rodrigues. A proposta expressa claramente que o plano deve «assegurar a ligação a todas as capitais de distrito».

Além disso, o futuro Plano Ferroviário Nacional deve fomentar a ligação das áreas metropolitanas com os sistemas urbanos e os sub-sistemas de ligação regional e urbana. Define-se, também, que deve «assegurar a conexão da rede ferroviária, com outros modos de transporte». O Executivo liderado por António Costa defende ainda que o plano deve identificar as linhas ferroviárias «com elevado potencial de desenvolvimento turístico».

Plano Ferroviário: integração da ferrovia nas «principais cadeias logísticas»

O Plano Nacional a elaborar terá também a definição das linhas destinadas ao transporte de mercadorias. Segundo consta no documento, o plano deve «assegurar as ligações transfronteiriças ibéricas e integração na rede transeuropeia de passageiros e mercadorias», o «transporte de mercadorias e a sua integração do modo ferroviário nas principais cadeias logísticas» e «garantir as ligações portuários e aeroportuários».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com