ferrovia bitola

Plano Ferroviário Nacional: «grande debate nacional» arrancará em Janeiro de 2021

Terrestre Comentários fechados em Plano Ferroviário Nacional: «grande debate nacional» arrancará em Janeiro de 2021 279
Tempo de Leitura: 1 minutos

Durante a última audição no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2021, o Ministro das Infra-estruturas e da Habitação revelou que o Plano Nacional Ferroviário começará a tomar forma em 2021: em Janeiro, adiantou, arrancará um «grande debate nacional».

Esse debate a nível nacional marcará o início do processo de edificação deste novo plano, que pretende lançar as fundações de uma nova política ferroviária, estimulada por investimentos estruturais, contrariando uma abordagem de esquecimento de décadas da ferrovia portuguesa.

Pedro Nuno Santos Porto de Sines«Janeiro de 2021 é o mês em que vamos dar o arranque para o grande debate nacional» sobre o plano nacional ferroviário, revelou Pedro Nuno Santos – citado pela Lusa – frisando que apenas uma reflexão e discussão abrangente poderá conduzir a um plano estratégico baseado num compromisso nacional, capaz de reverter a ineficiência operacional e escassa conectividade da rede.

O Plano Nacional Ferroviário, previsto no programa do Governo, deverá, estimou Pedro Nuno Santos, ser apresentado no parlamento dentro de um ano «no máximo». «Queremos um grande debate nacional que envolva operadores, autarcas, associações empresariais, trabalhadores, para que o país se envolva sobre a rede ferroviária», declarou ainda o Ministro das Infra-estruturas e da Habitação.

Recorde-se que, no início deste ano, Pedro Nuno Santos havia já frisado que o país deve-se concentrar na discussão de um Plano Ferroviário Nacional, sustentado na electrificação, na redução dos tempos de viagem, na aproximação entre Porto e Lisboa e na conexão ferroviária Sines-Grândola. Na reflexão do trilho a adoptar estará também a alta velocidade, denotou, em Janeiro passado, o governante.

Fonte: Lusa

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com