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Plataforma logística do Porto de Aveiro assegura expansão da actividade portuária

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O projecto de Infra-estruturação da Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI) do Porto de Aveiro, co-financiado pelo COMPETE 2020, anunciou a instalação de uma plataforma logística portuária com uma área de construção de 73,2 hectares que deverá entrar em funcionamento em 2019. O investimento ascende a 14,2 milhões de euros, com um investimento elegível de 7,5 milhões de euros, a que corresponde um financiamento do fundo de coesão de 6.4 milhões de euros.



A instalação da plataforma logística portuária tem como objectivo a potenciação dos investimentos com vista ao aumento do volume de carga movimentada em Aveiro – o porto tem almeja atingir uma movimentada de 65 mil toneladas anuais dentro de quatro anos, adiantou a rádio Terra Nova.

Entre as ambições está também a captação de novos investimentos privados, a criação de 200 postos de trabalho e a contribuição para o incremento das exportações nacionais tendo como pano de fundo a atractividade do transporte marítimo e ferroviário, capaz de angariar mais clientes junto dos agentes económicos.

ZALI é peça chave para o «reforço da competitividade» de Aveiro «enquanto nó logístico do Corredor Atlântico»

«A ZALI é a infra-estrutura que falta para o reforço da competitividade do Porto de Aveiro enquanto nó logístico do Corredor Atlântico», declarou Marta Alves, coordenadora do Gabinete de Estratégia, citada pela Terra Nova. «Pela sua valência marítimo-portuária, conferirá maior capacidade de internacionalização às empresas que ali se instalarem, em consequência de acesso mais eficiente aos mercados internacionais», acrescentou, resumindo desta forma a importância da ZALI no rumo de desenvolvimento do Porto de Aveiro e do papel do COMPETE 2020 na concretização desse desígnio.

COMPETE 2020 «essencial» no progresso da ZALI, diz Marta Alves

«O apoio do COMPETE 2020 é essencial na viabilização da construção da ZALI e, desse modo, contribui para que a Administração do Porto de Aveiro dê mais um importante passo para tornar o porto num cluster logístico e industrial de referência no Corredor Atlântico», completou Marta Alves. A notícia da inclusão da Galiza no Corredor Atlântico veio reforçar a posição dos agentes económicos e autarquias do centro e norte de Portugal pela importância do corredor Aveiro – Salamanca.



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