‘Platooning’ testado: MAN e DB Schenker elogiam segurança e eficiência dos resultados obtidos

Terrestre, Veículos Comentários fechados em ‘Platooning’ testado: MAN e DB Schenker elogiam segurança e eficiência dos resultados obtidos 284
Tempo de Leitura: 3 minutos

A MAN relatou o «sucesso na conclusão do projecto piloto executado pela DB Schenker, MAN Truck & Bus e a Universidade Fresenius de Ciências Aplicadas» no contexto do platooning – através de um comunicado, a marca deu conta dos resultados encorajadores da fase de testes, informando que «operar camiões electronicamente vinculados em auto-estradas alemãs é seguro, tecnicamente confiável e facilmente aplicável na rotina de uma em-presa de logística». Os resultados dos testes com camiões «em contexto real» foram apresentados em Berlim pelas três entidades.

MAN Truck & Bus e DB Schenker elencaram benefícios do platooning em Berlim

Como parte de um projecto de investigação, patrocinado pelo Ministério Federal dos Transportes e Infra-estrutura Digital (BMVI), motoristas conduziram dois veículos ligados electronicamente, na Autobahn 9 entre as filiais de Nuremberga e Munique da empresa de logística DB Schenker, ao longo de sete meses. Tendo percorrido cerca de 35.000 quilómetros, os motoristas que guiavam a uma distância de apenas 15 a 21 metros, elogiaram o conforto de condução e a sensação geral de segurança. Os testes também demonstraram economia no consumo de combustível.

Em contexto de apoio à inovação, o BMVI contribuiu com o financiamento de aproximadamente 1,86 milhões de euros para o projecto de pesquisa. Os parceiros do projecto (DB Schenker, MAN Truck & Bus e a Universidade Fresenius de Ciências Aplicadas) apresentaram agora os resultados à tutela. De acordo com as três entidades envolvidos no projecto, o uso de camiões ligados electronicamente poderá de facto garantir uma utilização mais eficiente do espaço nas auto-estradas, menos congestionamento e maior segurança rodoviária.

«Analisámos a nossa rede de transporte europeia e é seguro dizer que cerca de 40% dos quilómetros percorridos poderiam ser realizados em camiões ligados electronicamente». No entanto, serão necessários ainda mais testes. Os clientes também irão beneficiar. Com o platooning podemos oferecer transportes ainda mais confiáveis», declarou, na sequência da apresentação, Alexander Doll, membro do Conselho de Administração para Finanças, Transporte de Carga e Logística da Deutsche Bahn AG.

Platooning «é passo importante no caminho da automação»

O sistema de platooning instalado nos camiões MAN operou 98% do tempo. Intervenções activas do motorista eram necessárias apenas uma vez a cada 2.000 quilómetros, o que é muito menos do que o esperado. Além disso, o projecto piloto demonstrou uma redução de 3% a 4% no consumo de combustível. «Conseguimos mostrar que este sistema tem o potencial de contribuir para a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2», comentou também Joachim Drees, presidente do Conselho de Administração da MAN Truck & Bus.

«Estamos satisfeitos que o sistema funcione de forma tão confiável e que possa aumentar a segurança nas estradas. Assim, o platooning é um passo importante para nós no caminho da automação», disse Joachim Drees, citado pelo comunicado da MAN Truck & Bus.

O termo platooning refere-se a um sistema em que pelo menos dois camiões circulam juntos e coordenados, apoiados por assistência técnica e sistemas de controle, pois todos os veículos que circulam no pelotão estão ligados electronicamente uns aos outros. O camião na frente define a velocidade e direcção, enquanto os restantes o seguem.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com