PNI 2030 aloca 102 milhões para incrementar navegabilidade da Via Navegável do Douro

Marítimo Comentários fechados em PNI 2030 aloca 102 milhões para incrementar navegabilidade da Via Navegável do Douro 335
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030), já aqui detalhado pela Revista Cargo, alocará 102 milhões de euros, entre 2021 e 2030, para «criar condições para que a Via Navegável do Douro seja uma via de excelência, fluída e leve, indutora de criação de valor e desenvolvimento sustentável», reportou a Lusa.

O propósito deste investimento estratégico é o de «melhorar as condições de navegabilidade, de segurança e de desempenho operacional através da implementação da fase três da Via Navegável do Douro 2020 – Douro’s Inland Waterway 2020», divulgou a Lusa após análise de um documento governamental sobre o PNI 2030.

O incremento das condições de navegabilidade e segurança da via marítima inclui a sinalização a montante do estuário, a reabilitação das eclusas e do cais de espera das mesmas e a correcção do canal navegável do rio Douro nos troços Cotas-Valeira e Saião-Pocinho, adiantou também a PressTUR.

Segundo está patente no PNI 2030, o investimento visa igualmente «desenvolver as infra-estruturas portuárias mediante a reabilitação dos cais acostáveis e da criação de novas estruturas de apoio ao movimento de passageiros, mercadorias e outros recursos, visando dar resposta ao crescente movimento de passageiros e ao potencial crescimento de movimentação de mercadoria». O projecto prevê ainda um upgrade do sistema de comunicações.

Recorde-se que, em 2015, aquando da apresentação, por parte da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), da Via Navegável do Douro (VND) – Douro’s Inland Waterway 2020, foi frisado, por parte da administração portuária, que o primacial fundamento do projecto era a capitalização do transporte de mercadorias, permitindo, para tal, que o rio fosse percorrido «24 horas por dia».

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com