ferrovia IP ligação

PNI 2030: Linha de alta velocidade conectará Lisboa ao Porto em 1:15 horas

Terrestre Comentários fechados em PNI 2030: Linha de alta velocidade conectará Lisboa ao Porto em 1:15 horas 446
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), apresentado esta Quinta-feira (dia 22 de Outubro), integra um projecto de ligação de alta velocidade para ligar Lisboa ao Porto em 1 hora e 15 minutos – a notícia está a ser avançada pelo jornal ‘Público‘.

IP ferroviaO Programa Nacional de Investimentos 2030 é apresentado pelos ministros das Infra-estruturas, Ambiente e Agricultura, estará uma quantia de investimento prevista de cerca de 4500 milhões de euros alocado a este projecto, detalha o ‘Público’. Ocorrerão, explica o jornal, duas fases, no contexto deste projecto – numa primeira fase, esta conexão será edificada em bitola ibérica e articulada com a rede convencional para a circulação de comboios com velocidades entre os 220 e os 250 quilómetros por hora.

Será depois dada prioridade ao troço Gaia – Soure (representando metade do trajecto entre a capital e a Invicta), devendo mais tarde chegar a Leiria e prosseguir para Lisboa, recorrendo a um canal estudado pela RAVE (Rede de Alta Velocidade) a oeste da Serra dos Candeeiros. Denota o jornal que este projecto torna «inevitáveis», as construções de mais duas pontes, uma sobre o rio Douro e outra sobre o rio Tejo. Mais: segundo o ‘Dinheiro Vivo, o PNI 2030 contemplará também uma intervenção na Linha de Sintra, a realizar até 2026, com um investimento de cerca de 110 milhões de euros.

A Linha de Sintra, denota o ‘Dinheiro Vivo’, apenas poderá contar ter mais comboios depois de efectuadas as obras de alargamento do troço ferroviário que liga Roma-Areeiro e Braço de Prata, de duas para quatro vias.

Fonte: Público e Dinheiro Vivo

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com