APS Janela Única Porto de Sines

«Ponte Global» na UE: von der Leyen alude ao cabo submarino que liga Porto de Sines ao Brasil

Marítimo Comentários fechados em «Ponte Global» na UE: von der Leyen alude ao cabo submarino que liga Porto de Sines ao Brasil 281
Tempo de Leitura: 2 minutos

«Apresentaremos brevemente uma nova estratégia em matéria de conectividade denominada Ponte Global. Criaremos parcerias no âmbito da Ponte Global com países de todo o mundo», declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao fazer, no discurso do Estado da União, o balanço de 2021 e a projecção de 2022. O Porto de Sines integrou o discurso, no contexto do cabo submarino que o conecta ao Brasil.

«Queremos investir em infra-estruturas de qualidade, conectando bens, pessoas e serviços por todo o mundo», anunciou von der Leyen, em Estrasburgo. «Para que a Europa se torne um interveniente mais ativo a nível mundial, terá também de se concentrar na próxima geração de parcerias», prosseguiu a presidente da Comissão Europeia. Von der Leyen afirmou que a UE deve «aprofundar as relações comerciais, reforçar as cadeias de abastecimento globais e desenvolver projectos de investimento em tecnologias verdes e digitais», sendo esse o intuito da Ponte Global.

«Este é um exemplo de como a Europa pode reformular o seu modelo para ligar o mundo. Somos bons no financiamento de estradas, mas não faz sentido que a Europa construa uma estrada perfeita entre uma mina de cobre e um porto, quando ambos são propriedade chinesa. Temos de ser mais inteligentes no que toca a este tipo de investimentos», sublinhou Ursula von der Leyen. A Ponte Global criará «ligações e não dependências», vincou, aludindo ao cabo submarino de transmissão de dados EllaLink, que coloca em comunicação o Porto de Sines ao Brasil.

«Iremos investir com África para criar um mercado para o hidrogénio verde que ligue as duas margens do Mediterrâneo (…) Queremos transformar a Ponte Global numa marca de confiança em todo o mundo», declarou ainda Ursula Von der Leyen, que salientou que a Ponte Global será «baseada em valores” e não será feita “em detrimento da dignidade e da liberdade das pessoas».

Fonte: Lusa

Saiba mais sobre o cabo EllaLink:

EllaLink anunciou: cabo submarino transatlântico da tecnológica já ancorou em Portugal

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com