Ponte Móvel de Leixões APDL

Ponte Móvel de Leixões: APDL anuncia reabertura à circulação automóvel e de peões

Marítimo Comentários fechados em Ponte Móvel de Leixões: APDL anuncia reabertura à circulação automóvel e de peões 319
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) acaba de anunciar, através de um comunicado enviado às redacções, a reabertura da Ponte Móvel de Leixões ao trânsito automóvel e pedestre já a partir das 19:00 horas desta quinta-feira, dia 24 de Setembro.

Segundo explicou a administração portuária, as rótulas das articulações principais do tabuleiro que, devido à ‘gripagem’ prematura obrigaram ao encerramento da ponte no passado dia 8 de Setembro, foram já substituídas. Recorde-se que a ponte móvel sofreu nova avaria, o que levou a APDL a tomar várias medidas de investigação técnica e apuramento de responsabilidades, uma vez que os problemas na estrutura se têm repetido.

Deixando claro que os os planos de manutenção são cumpridos «rigorosamente», a administração dos portos de Viana do Castelo e de Leixões havia frisado, no passado dia 10 de Setembro, que tem efectuado «vistorias semanais ao funcionamento da ponte móvel», apontando a causa do problema, não a questões de manutenção, mas sim «à gripagem prematura das rótulas principais de movimentação dos tabuleiros», algo que não seria de esperar nas próximas décadas. «As rotulas das articulações principais do tabuleiro que sofreram as referidas avarias originando a imobilização da ponte têm previsto, nos termos do caderno de encargos da sua conceção/construção, um período de vida útil superior a 40 anos tendo em consideração os ciclos de abertura diária considerados em fase de projecto os quais que se mantêm inalterados», explicou a APDL.

Colocado este cenário, APDL coloca a hipótese de, uma vez «munida de toda a informação decorrente dos estudos atrás aludidos», desencadear «todas as diligências, no limite judiciais, necessárias a apurar responsabilidades sobre o eventual defeito das peças que têm vindo a causar as avarias». Recorde-se que a Ponte Móvel de Leixões iniciou o seu funcionamento em Julho de 2007. Trata-se de uma «ponte única no mundo», pelo que a sua manutenção e eventuais reparações são, inevitavelmente, «processos complexos, que exigem a mobilização de meios técnicos e humanos», salientou, no passado dia 10 de Setembro, a administração portuária que tutela os portos de Leixões e Viana do Castelo.

Saiba mais:

Ponte Móvel de Leixões: APDL identifica problema e garante que irá «apurar responsabilidades»

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com