Porto chinês de Ningbo-Zhoushan aponta ao top3 mundial com aposta na nova Rota da Seda

Marítimo Comentários fechados em Porto chinês de Ningbo-Zhoushan aponta ao top3 mundial com aposta na nova Rota da Seda 775
Tempo de Leitura: 1 minutos

O porto chinês de Ningbo-Zhoushan já tem o foco no terceiro lugar do ranking dos portos com maior movimentação de contentores à escala global, beneficiando de vários factores, entre os quais uma maior cooperação com portos vizinhos ou uma maior relação com agentes e países ao longo da nova Rota da Seda (a Maritime Silk Road, que faz parte da iniciativa chinesa Belt and Road).

O aumento da movimentação de carga contentorizada trouxe já 12,4 milhões de TEU para este porto no primeiro semestre, num crescimento homólogo de 14,6%. Maio foi um mês que alavancou estes números, com 2.295 milhões de TEU manuseados e um crescimento de 27,2% face ao mesmo mês de 2016. Número que já fica acima do também chinês porto de Shenzhen!

Um porto que beneficia da aposta na nova Rota da Seda

Recorde-se que em 2016, o porto de Ningbo-Zhoushan movimentava 20.63 milhões de TEU, face aos 24.20 milhões do porto de Shenzen. Mas os resultados neste início de ano mostram que Ningbo-Zhoushan já aponta ao top-3, reforçando parcerias ao longo da Maritime Silk Road e acrescentando três novas rotas marítimas, totalizando agora 236.

Por outro lado, reforçou também as ligações ferroviárias ao hinterland, chegando a cidades interiores de províncias como Jiangxi ou Henan.

No total de carga, o porto de Ningbo-Zhoushan cresceu 11,3% no primeiro semestre, para os 515 milhões de toneladas.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com