Porto chinês de Qingdao tem o primeiro terminal totalmente automatizado da Ásia

Marítimo Comentários fechados em Porto chinês de Qingdao tem o primeiro terminal totalmente automatizado da Ásia 2165
Tempo de Leitura: 1 minutos

O porto chinês de Qingdao, o sétimo maior do mundo no que à movimentação de contentores diz respeito, é o primeiro porto asiático a contar com um terminal totalmente automatizado.

O novo terminal automatizado (New Qianwan Automatic Container Terminal) começou recentemente a operar e os locais já lhe chamam ‘porto fantasma’, dado ser possível ver toda uma movimentação de contentores sem qualquer presença humana.

No cais, os veículos são eléctricos e sabem o que fazer!

«É tudo controlado pela inteligência artificial», refere Yang Jiemin, responsável tecnológico do terminal. O programa é capaz de localizar os quatro cantos de cada contentor. Depois, dá ordens para que estes sejam colocados, também de forma automatizada, em camiões sem condutor.

Esses camiões, por sua vez, são eléctricos e têm as suas rotas e tarefas definidas, sabendo até quando é o momento de recarregar baterias.

Corte nos custos de mão-de-obra

«Os custos de mão-de-obra foram reduzidos em 70% com este terminal automatizado, enquanto que a eficiência cresceu 30% porque podemos trabalhar à noite», referiu Zhang Liangang, director geral do terminal.

No passado, eram necessários 60 trabalhadores portuários para operar um navio. Com o terminal automatizado, são necessários apenas nove – essencialmente a trabalhar nos seus computadores, em trabalhos de escritório.

O terminal foi construído em apenas três anos. E já está a ser construído um terminal muito similar no porto de Xangai.

 

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com