Porto da Beira

Porto da Beira registou aumento de +46% na movimentação de carga em 2020

Marítimo Comentários fechados em Porto da Beira registou aumento de +46% na movimentação de carga em 2020 727
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto da Beira, situado no centro de Moçambique, aumentou em +46% o volume de carga movimentada durante o decorrer do ano de 2020, para cerca de 3,1 milhões de toneladas – esta performance foi intensamente influenciada pelo crescimento das importações de fertilizantes.

Importações de fertilizantes alavancaram subida homóloga no Porto da Beira

«O acentuado crescimento de volumes de tráfego no Terminal de Carga Geral deve-se ao aumento de importações de fertilizantes», adiantou uma nota comunicacional da empresa concessionária do porto moçambicano, a Cornelder. Sem detalhar números, a Cornelder adiantou que as encomendas de fertilizantes do Zimbábue e Maláui tiveram maior impacto no crescimento de carga manuseada no ano passado pelo Porto da Beira.

As compras no exterior de clínquer, matéria-prima usada no fabrico de cimento, por parte de Moçambique, também impulsionaram os resultados que o porto alcançou em 2020. Contrariando essa prestação positiva, o número de contentores movimentados pelo porto da Beira ano caiu 1,7% para 255.459 contentores, contra 259.938 em 2019. A redução deveu-se à descida do tráfego marítimo e à paralisação de indústrias, devido à pandemia.

«Contribuiu igualmente para esta redução de volumes o decréscimo registado na exportação de madeira e importação de diversos bens», frisou o comunicado da Cornelder. Para este ano de 2021, a concessionária do Porto da Beira assegura a continuação do plano de investimento, principalmente na abertura de mais canais de acesso à infraestrutura, para permitir a sua utilização por mais navios de grande calado.

Cornelder vai expandir parques de armazenagem

«Vamos também expandir os parques de armazenagem, tanto do terminal de contentores como de carga geral, investir na aquisição de equipamentos de manuseamento modernos e introduzir novos sistemas operativos de gestão», acrescentou. Devido à sua localização no oceano Índico, os portos moçambicanos são o único acesso a rotas marítimas para os países vizinhos encravados no interior do continente.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com