Porto Figueira da Foz

Porto da Figueira da Foz registou crescimento de +22% no primeiro trimestre de 2020

Marítimo Comentários fechados em Porto da Figueira da Foz registou crescimento de +22% no primeiro trimestre de 2020 470
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto da Figueira da Foz registou um crescimento homólogo de +22% nos primeiros três meses do ano, ultrapassando as 500 mil toneladas de mercadorias movimentadas. Os dados fornecidos pela Associação dos Portos de Portugal (APP) dão conta de uma excelente performance por banda da infra-estrutura portuária, bastante alavancada pelo bom desempenho da carga geral fraccionada, que cresceu +57% no período Janeiro-Março.

Porto da Figueira ultrapassou as 500 mil toneladas entre Janeiro e Março

Os portos do Continente continuam, no seu conjunto, a apresentar uma variação negativa, fechando o primeiro trimestre de 2020 com -7% de movimentação de mercadorias que no mesmo período de 2019. Mas muitos foram os portos a apresentar claros sinais de recuperação: Sines, Setúbal, Leixões e Aveiro destacaram-se em Março (mês durante o qual foi decretado o Estado de Emergência), dando esperança numa possível retoma.

Em Leixões, é de salientar o aumento global de +12,7% no trimestre, face ao período homólogo de 2019, com um total de 5,3 milhões de toneladas movimentadas, «com todos os segmentos de carga a registar um crescimento considerável». Segundo a APP, só na carga contentorizada o porto nortenho obteve um novo máximo de movimentação mensal, ultrapassando os 72.000 TEU.

Aveiro, que tem feito dos recordes internos uma recorrência, também tem motivos para sorrir, tendo registado «o melhor primeiro trimestre de sempre», com uma movimentação total de cerca de 1,38 milhões de toneladas, a que correspondeu a um incremento homólogo de +4%.

Em Setúbal, sublinham-se também os bons indicadores em Março, que parecem vir atenuar a descida homóloga de -10,4% na movimentação de mercadorias, na qual o segmento ro-ro é dos mais penalizados (com um recuo de-11%, explicado pela paragem das operações da Autoeuropa).

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com