porto da praia enapor

Porto da Praia reforçou operacionalidade com dois novos tractores portuários da IVECO

Logística, Terrestre Comentários fechados em Porto da Praia reforçou operacionalidade com dois novos tractores portuários da IVECO 622
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto da Praia recebeu, no arranque deste mês, mais um lote de novos equipamentos portuários , adiantou a ENAPOR, organismo que gere os portos cabo-verdianos. Este reforço visa dar seguimento à estratégia de renovação do parque de equipamentos dos Portos de Cabo Verde.

ENAPOR: Porto da Praia com novos equipamentos portuários

Dando continuidade ao plano de renovação do parque de equipamentos dos Portos de Cabo Verde, o Porto da Praia recebeu dois tractores portuários, um investimento que permitirá ao porto garantir uma resposta eficaz aos clientes e consequente melhoria do sistema portuário», revelou a ENAPOR, através de um curto comunicado, difundido nas redes sociais. Os dois tractores em questão são da fabricante IVECO.

«Recorde-se que recentemente a ENAPOR recebeu um lote de equipamentos rolantes, dez de 3 toneladas e um de 5 toneladas, que irão reforçar a capacidade de resposta dos portos de Tarrafal, Furna, Palmeira, Sal Rei, Porto da Praia, Porto Novo, Porto Inglês e Porto de Vale de Cavaleiros», informou ainda a entidade que tutela os portos de Cabo Verde.

A entidade adiantou ainda, no passado dia 5 de Agosto, que o concurso com vista à construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo entrou na sua segunda fase. A primeira fase do concurso para as obras de construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, lançada a 27 de Janeiro de 2020, «culminou com a pré-selecção de cinco empreiteiros».

Terminal de Cruzeiros de Mindelo na segunda fase do concurso

«As empresas seleccionadas passam agora para a segunda fase do concurso que consiste na entrega das propostas técnicas e financeiras para as obras de construção do Terminal, que serão executadas em regime de ‘chave na mão’. De acordo com o regulamento do concurso, no dia 27 de Agosto está prevista uma visita técnica obrigatória ao local destinado à construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo. A data limite para a entrega das propostas técnicas e financeiras está agendada o dia 30 de Outubro», informou a ENAPOR.

As empresas seleccionadas são a Afcons Infrastructures (Índia), a Conduril Engenharia (Portugal), a parceria Mota-Engil/Empreitel Figueiredo (Portugal e Cabo Verde), o consórcio Sogea-Satom/Dumez Maroc (França e Marrocos) e a Soletanche Bachy International (França). O projecto implica a construção de um cais de cruzeiro de cerca de 400 metros de comprimento com dois berços, sendo um com 11 metros e o outro com 9,5 metros de profundidade; a construção de uma ‘ponte terrestre’ de cerca de 2700 m², cuja função é unir o terrapleno ao cais de cruzeiro; a construção de um cais de cerca de 125 metros de comprimento ao longo de uma parte da Ponte Terrestre; a construção de um entroncamento de cerca de 60 metros de comprimento da ponte terrestre e a dragagem de cerca de 124 000 m3 na bacia portuária e no canal de acesso.

Fotos: ENAPOR

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com