Porto das Lajes das Flores reabre à navegação uma semana após a passagem do ‘Lorenzo’

Marítimo Comentários fechados em Porto das Lajes das Flores reabre à navegação uma semana após a passagem do ‘Lorenzo’ 265
Tempo de Leitura: 2 minutos

O furacão ‘Lorenzo’ passou pelos Açores e deixou um rasto de caos e destruição: na madrugada do dia 3 de Outubro, uma das infra-estruturas mais afectadas no arquipélago foi precisamente o Porto das Lajes das Flores. Agora, uma semana depois, o porto já reabriu à navegação.

Uma recuperação – dentro da medida do possível – em tempo recorde: a Portos dos Açores, S.A., entidade gestora dos portos açorianos, «conseguiu disponibilizar um cais acostável para o tráfego marítimo e reabrir aquela infra-estrutura portuária à navegação», revelou, nas redes sociais.

«Além da equipa residente da autoridade portuária na ilha das Flores e do pessoal técnico e da administração deslocados, importa sinalizar a colaboração da Marinha, da Câmara Municipal das Lajes das Flores e das empresas locais, que foram também garante de celeridade desta operação, fundamental para retomar o abastecimento à ilha das Flores por via marítima», ressalvou a entidade.

A grande prioridade na ressaca da passagem do ‘Lorenzo’ era devolver a capacidade de operação ao Porto das Lajes – de acordo com a Portos dos Açores, «já possível operar naquela infra-estrutura com navios até 60 metros de comprimento e 4 metros de calado». No entanto, os trabalhos de limpeza de detritos e elementos projectados para o fundo da bacia portuária irão prosseguir «nos próximos dias e semanas», acrescentou.

A reabertura do porto à navegação, num curto espaço de uma semana, correspondeu às expectativas da Portos dos Açores e do Governo Regional: «Em meados da próxima semana», a limpeza haveria de estar «praticamente concluída» e a operacionalidade do Porto Comercial das Lajes «reposta em tempo recorde», estimava, no passado dia 3 de Outubro, o Governo açoriano.

Foto: Portos dos Açores Facebook

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com