Porto das Lajes das Flores recebeu primeira escala de um navio de mercadorias no ‘pós-Lorenzo’

Marítimo Comentários fechados em Porto das Lajes das Flores recebeu primeira escala de um navio de mercadorias no ‘pós-Lorenzo’ 472
Tempo de Leitura: 2 minutos

Na madrugada do dia 3 de Outubro, o furacão Lorenzo disseminou o caos pelo arquipélago dos Açores, afectando fortemente o Porto das Lajes das Flores – o grau de destruição levou mesmo o presidente da entidade Portos dos Açores, Miguel Costa, a considerar a necessidade de um «porto novo». Os trabalhos de limpeza e reabilitação foram feitos em tempo recorde, permitindo, no dia 7, a reabertura do porto à navegação.

Assim, logo no dia 11 de Outubro, a gestora dos portos açorianos registou «a primeira operação no Porto das Lajes das Flores, após a realização de limpezas promovidas no terrapleno daquela infra-estrutura e na sequência, também, da remoção de diversos obstáculos submersos que haviam sido arrastados para o mar pela ondulação provocada pelo furacão Lorenzo». A operação portuária iniciou-se às 9:30 horas.

A plataforma ‘Moby Dick’ e o rebocador ‘Montalvo’ garantiram, com esta operação de acostagem, o desembarque na ilha de combustíveis e de diverso equipamento de construção civil, incluindo uma grua de grande dimensão que se encontrava no Porto da Casa, Corvo. À data, a Portos dos Açores frisou que continuaria «a desenvolver todas as tarefas passíveis de melhorar as condições de funcionamento da infra-estrutura portuária».

Entre os esforços levados a cabo entretanto estão «a deslocação para a ilha das Flores de equipamento portuário destinado a substituir aquele que foi agora irremediavelmente danificado, a par da instalação de novos cabeços de amarração na frente de cais que irá ser utilizada até que o molhe comercial possa ser reabilitado». Três dias depois, o Porto das Lajes das Flores recebeu a primeira escala de um navio de carga depois do Lorenzo.

«Realizou-se hoje a primeira escala de um navio de mercadorias no Porto das Lajes das Flores, após a passagem do furacão Lorenzo, transportando combustível e produtos alimentares», divulgou a Portos dos Açores no passado dia 14 de Outubro, através de uma nota nas redes sociais.

Foto: Portos dos Açores

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com