Porto das Lajes das Flores vai receber dois novos empilhadores telescópicos

Marítimo Comentários fechados em Porto das Lajes das Flores vai receber dois novos empilhadores telescópicos 368
Tempo de Leitura: 2 minutos

Acossado fortemente pela passagem do furacão Lorenzo, no arranque do passado mês de Outubro, o Porto das Lajes das Flores vive dias de progressiva regeneração – um processo que a Revista Cargo tem vindo a acompanhar a par e passo. Depois de reabrir e de iniciar trabalhos de dragagem, o porto açoriano contará agora com um reforço operacional: dois novos empilhadores.

Em comunicado, o Governo dos Açores revelou que o Porto das Lajes das Flores será reforçado com dois novos empilhadores, prevendo-se que o primeiro equipamento seja entregue no Continente «até ao final deste ano», seguindo depois para os Açores. Segundo o governo regional, «a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, através da Portos dos Açores, procedeu à aquisição de dois empilhadores telescópicos», essenciais para a movimentação de cargas, que ajudarão a fomentar o retorno à total operacionalidade, após o rasto de destruição deixado.

O fornecimento destes dois empilhadores telescópicos foi adjudicado por cerca de 799 mil euros e, segundo adiantou o executivo, «o caderno de encargos prevê que a primeira empilhadora seja entregue no Porto de Lisboa ou no de Leixões até ao final deste ano, com embarque no primeiro navio porta-contentores da linha regular para os Açores que tenha como destino o Porto da Praia da Vitória», localizado na ilha Terceira.

«O segundo equipamento será entregue até ao final do primeiro trimestre de 2020, também no Porto da Praia da Vitória», revelou o Executivo. Recorde-se que no início do mês, o porto açoriano tinha já recebido um primeiro reforço de equipamentos: uma nova grua automóvel todo-o-terreno, dotada de lança telescópica com capacidade para movimentar carga até ao peso máximo de 75 toneladas.

A grua foi acompanhada por um empilhador de garfos (da reputada marca Kalmar) para 33 toneladas e capaz de movimentar contentores de 20 pés. No que concerne ao equipamento portuário marítimo foi deslocalizada uma lancha de pilotos, que estava ao serviço do Porto da Horta.

Com Lusa

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com