Porto das Lajes destruído: «Está a ser estudada solução para o abastecimento da ilha»

Marítimo Comentários fechados em Porto das Lajes destruído: «Está a ser estudada solução para o abastecimento da ilha» 301
Tempo de Leitura: 2 minutos

O furacão Lorenzo passou ontem (dia 2 de Outubro) pelo arquipélago dos Açores e deixou um rasto de destruição avassalador. Com uma categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, Lorenzo atingiu intensamente a ilha das Flores, com rajadas com mais de 200 quilómetros por hora. O Porto das Lajes foi uma das estruturas mais afectadas, precisando, como já adiantou o presidente dos Portos dos Açores, de uma quase completa reconstrução.

Em declarações ao jornal ‘Público’, o presidente da Câmara das Lajes das Flores, Luís Maciel explicou que «ainda está a ser estudada uma solução para o abastecimento da ilha»; segundo o autarca, a possibilidade de abastecimento por via marítima ainda está «em cima da mesa». Assim, o cenário de abastecimento com recurso a «embarcações mais pequenas» pode tornar-se uma realidade, já que «podem existir zonas do cais que podem ser aproveitadas». Por agora, será feita uma avaliação da integridade da baía, «percebermos qual é a possibilidade da circulação de embarcações».

O presidente da Câmara das Lajes das Flores frisou ao ‘Público’ ainda que «praticamente tudo» o que chega ao grupo ocidental passa pelo porto comercial da Lajes das Flores, tendo em conta que a via área só é usada para «questões com urgência» e em «quantidades limitadas». Na ressaca da passagem do furacão, também Miguel Costa, presidente da entidade Portos dos Açores reagiu, afirmando que será preciso projectar um novo porto.

Ao ‘Público’, Miguel Costa confirmou que «não há outra hipótese» que não a projecção de um novo porto. Sobre o financiamento da nova estrutura, o presidente da entidade Portos dos Açores afirmou ser «muito precoce para avaliar», tendo em conta que até «poderá ser decretada uma situação de emergência” para “fundos europeus, nacionais, ou só mesmo regionais».

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com