algeciras

Porto de Algeciras perderá um mínimo de 700 mil contentores da Maersk em 2020

Marítimo Comentários fechados em Porto de Algeciras perderá um mínimo de 700 mil contentores da Maersk em 2020 472
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Porto de Algeciras perderá 30% dos contentores de um dos seus principais clientes, a companhia de navegação escandinava Maersk. A gigante dinamarquesa confirmou este downgrade através de uma carta endereçada ao Centro Portuário de Emprego do porto, líder do tráfego de contentores em Espanha. Na missiva, apurou a Revista Cargo, a Maersk adverte para a descida (em cerca de 700 mil movimentos) da actividade no terminal da APM Terminals (sua subsidiária) para o ano de 2020. As cargas serão, expectavelmente, desviadas e operadas em Tânger Med.

algecirasRecorde-se que a Maersk vinha contemplando várias opções no que dizia respeito ao aumento de capacidade no Estreito de Gibraltar. A primeira opção consistia em maximizar o volume em Algeciras e Tanger Med 2 e comercializar a terceiros a capacidade do Tanger Med 1. A segunda opção passaria por reduzir significativamente a actividade em Algeciras (podendo descer até aos 50%) e maximizar os dois terminais do porto marroquino. No terceiro cenário, a Maersk passaria a operar exclusivamente em Tânger compraria mais espaço em Valência e Sines, onde seus navios já chegam.

De acordo com dados avançados pelo jornal ‘Europa Sur’, a Maersk e a sua subsidiária APM Terminals Algeciras já comunicaram aos agentes e instituições sociais o desafio para o futuro do Porto de Algeciras, que envolve a redução do custo unitário por movimento em 20%, a fim de aumentar a sua competitividade – a desconfiança da exequibilidade, a curto prazo, desta meta, terá levado à decisão de reduzir em cerca de 30% os movimentos do tráfego de transhipment no Porto de Algeciras. Os sindicatos aguardam, por agora, a confirmação oficial da Maersk.

Com ‘Europa Sur’ e ‘El Vigia’

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com