Porto de Antuérpia prepara-se para capitalizar cargas com a consumação do ‘Brexit’

Marítimo Comentários fechados em Porto de Antuérpia prepara-se para capitalizar cargas com a consumação do ‘Brexit’ 452
Tempo de Leitura: 2 minutos

A incerteza sobre o Brexit continua, mas, neste contexto de cisão, há algo incontornável: assim que o Reino Unido deixar a União Europeia (com acordo ou através de um Hard Brexit) haverá grandes mudanças nas importações e exportações britânicas: à espreita de capitalizar com o este cenário, o Porto de Antuérpia vislumbra novas oportunidades, como a mudança modal, do ferry para o transporte contentorizado.

As mercadorias que entram ou saem da Europa através de portos com ferries serão confrontadas com mais burocracia e inspecções após o Brexit, com consequentes impactos nos custos e nos tempos de trânsito. Enquanto isso, há uma crescente (e latente) escassez de motoristas de camião. Juntos, estes desenvolvimentos implicarão, inevitavelmente, uma mudança do frete tradicional para o transporte de contentores em navios.

Para atender às necessidades dos comerciantes que desejam enviar as suas cargas por navio, o Porto de Antuérpia encontra-se actualmente a desenvolver grandes esforços para expandir a sua conectividade marítima e logística com o Reino Unido. O porto belga já possui ligações com nove portos britânicos e irlandeses, e esses serviços de curta distância tornar-se-ão ainda mais importantes no futuro.

Recorde-se que o Reino Unido é o segundo maior parceiro comercial estrangeiro do Porto de Antuérpia: produtos químicos, derivados de petróleo e alimentos, em particular, estão entre as mercadorias mais transaccionadas e transportadas.

A experiência comercial do Porto de Antuérpia fora da UE oferece uma vantagem a muitos prestadores de serviços de logística fixados no porto belga, sendo a experiência um factor essencial para facilitar a agilidade dos procedimentos aduaneiros. Graças à extensa capacidade de armazenamento para todos os tipos de carga, o porto também pode actuar como uma espécie de almofada, por um certo período de tempo. Ao fazê-lo, a cadeia logística permanece confiável e os clientes não enfrentam custos inesperados ou outras surpresas desagradáveis.

 

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com