Porto de Aveiro ZALI

Porto de Aveiro atinge crescimento de +13,3% até Agosto e mantém rota de sucesso

Marítimo Comentários fechados em Porto de Aveiro atinge crescimento de +13,3% até Agosto e mantém rota de sucesso 240
Tempo de Leitura: 2 minutos

Começa a ser um comportamento padrão: o Porto de Aveiro voltou a atingir um crescimento homólogo, agora neste período Janeiro-Agosto, com uma subida de +13,3% face à mesma janela temporal de 2020. A movimentação de carga nestes oito meses atingiu os 3.753 milhões de toneladas.

Porto de Aveiro: produtos florestais, químicos e metalúrgicos em destaque

porto de aveiro descarbonizaçãoNa carga geral fraccionada, detalhou a administração portuária através de uma nota comunicacional, verificou-se um aumento de 21,7% (1 219 169 toneladas), nos segmentos de granéis sólidos mais 5,2 % (1 532 600 toneladas) e nos granéis líquidos mais 17,4% (1 001 735 toneladas). Este forte crescimento, detalha a administração do porto aveirense, foi marcado pelo contributo dos produtos florestais (+28,5%), dos produtos químicos em +19,9% e dos produtos metalúrgicos (+17,8%), tendo as componentes de energia eólica duplicado o movimento face a 2020.

Registe-se ainda que o número de navios que escalaram o porto também regista um aumento de mais 10,4% registando um total de 716 navios, verificando-se, igualmente, o aumento da sua dimensão com um crescimento do GT (Gross Tonnage) em 12,5%. Recorde-se que a administração do Porto de Aveiro anunciou recentemente a adjudicação da construção de uma Zona de Apoio Logístico na ZALI, pelo valor de 2.346.900 euros, com um prazo de execução até Abril de 2022.

A obra, inserida no projecto estratégico apelidado de ‘Infra-estruturação da ZALI‘, contempla uma área de 5,8 hectares e visa «dar resposta ao aumento da procura do Porto de Aveiro de fluxos de mercadorias, que por estarem em trânsito, precisam de zonas de acolhimento fora dos terminais portuários para a realização de serviços de valor acrescentado e outros que não podem ser realizados nas respectivas fábricas de origem/destino. O Porto de Aveiro pretende, assim, «reforçar, deste modo, a sua estratégia de industrialização, tendo em vista aumentar a captação de novos investimentos privados e as exportações», vincou a administração portuária.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com