Porto de Aveiro aereo

Porto de Aveiro atingiu, em Janeiro, a sua maior quota nacional de sempre (6,4%)

Marítimo Comentários fechados em Porto de Aveiro atingiu, em Janeiro, a sua maior quota nacional de sempre (6,4%) 322
Tempo de Leitura: 2 minutos

O sistema portuário nacional não teve muitas razões para sorrir em Janeiro passado: o arranque de 2020 foi pautado por um ritmo menos pujante no que toca à movimentação de mercadorias nos portos do Continente, com um recuo homólogo de -9,7%, de acordo com os dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). Entre os destaques está a subida, inédita, do Porto de Aveiro ao quarto lugar do ranking interno.

Foram movimentadas, no total, 7,5 milhões de toneladas durante o mês de Janeiro, mais de 800 mil toneladas a menos que no período homólogo. O Porto de Sines manteve-se, mais uma vez, na liderança (com uma quota de 50,5%) do ranking da movimentação nacional de cargas – a novidade foi a subida do Porto de Aveiro à quarta colocação da tabela nacional, após ultrapassagem ao Porto de Setúbal, frisa a AMT no seu relatório.

O Porto de Leixões Leixões ocupa a segunda posição (com uma quota de 24%) deste ranking nacional, seguindo-se, a fechar o pódio, o Porto de Lisboa (detendo uma quota de 10,6%). O Porto de Aveiro alcança a quarta colocação, apresentando, para tal, uma quota de mercado de 6,4%, a mais elevada alguma vez registada pela emergente infra-estrutura portuária aveirense, que, recorde-se, vem batendo consistentemente recordes.

Porto de Aveiro registou subidas na Carga Geral e nos Granéis Sólidos

Na quinta posição surge o Porto de Setúbal, detendo uma quota de movimentação nacional de 5,9% e, na sexta colocação, o Porto da Figueira da Foz, com uma quota de 2,2%. Aveiro registou subidas homólogas nos segmentos da Carga Geral (+6,8%) e dos Granéis Sólidos (+5,8%), tendo estes bons resultados sido algo amenizados pela variação homóloga negativa (de -19,5%) registada nos Granéis Líquidos.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com