Porto de Aveiro ramal ferroviário

Porto de Aveiro delineia estratégia apoiada na ferrovia e em comboios de 750 metros

Marítimo, Terrestre Comentários fechados em Porto de Aveiro delineia estratégia apoiada na ferrovia e em comboios de 750 metros 446
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em declarações prestadas à Rádio Terranova, Fátima Lopes Alves, presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, abordou o tópico da ligação Aveiro – Salamanca e da visão estratégia que a infra-estrutura portuária tem para capitalizar a eficiência logística do seu hinterland e fomentar uma maximização das potencialidades da ferrovia no contexto de cargas, permitindo ganhos ambientais e menores fluxos rodoviários.

Porto de Aveiro adapta visão estratégia aos «desafios da ferrovia»

«Estamos a rever o plano e a adaptá-lo àquilo que são os desafios da ferrovia, nomeadamente no transporte das mercadorias. Revendo o desenho para esta área disponível, porque esta localiza-se na área adjacente, mas também para os comboios de maior dimensão. E, obviamente, estamos a adaptar o desenho do projecto para comboios com 750 metros. É isto que é pedido, é este o desafio, e, portanto, é isto que compete à administração do Porto de Aveiro fazer«, declarou Fátima Lopes Alves, explicando que o desenho do plano estratégico do porto prevê a adaptação das condições do porto e da base logística às tendências de futuro. Neste futuro, a descarbonização e a aposta em comboios maiores são eixos importantes.

Ligação Aveiro-Salamanca deve potenciar a modernização

A presidente do Porto de Aveiro chamou também a atenção para o facto de esta orientação ligar-se «ao eixo da descarbonização e da redução das emissões, porque, se transporto as mercadorias maioritariamente pela ferrovia (ou pela parte marítima), tiraremos camiões da estrada. Isso também é importante». O eixo Aveiro – Salamanca, reiterou a líder do Conselho de Administração, deve beneficiar da modernização de sistemas de comunicação e o plano de investimentos do país não pode ignorar algumas das suas mais relevantes vias.

Fonte: Rádio Terranova

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com