
Porto de Aveiro promove maior eficiência com recurso a serviço de amarração inovador
Marítimo 6 Dezembro, 2019 Comentários fechados em Porto de Aveiro promove maior eficiência com recurso a serviço de amarração inovador 514Aveiro vive uma sucessão de sucessos no que toca à movimentação portuária – 2018 foi um ano de recordes e 2019 deu continuidade às elevadas expectativas, tornando o porto aveirense um dos que melhores resultados homólogos vem apresentando, em contra-ciclo com a maioria. Mas, desta vez, é notícia pela inovação do serviço de amarração: que o diga o navio graneleiro ‘Albertito’, que atracou no Porto de Aveiro no passado dia 27 de Novembro.
Equipamento da Tinita promove uma maior eficiência
O navio atracou no terminal de granéis agro-alimentares do porto, para uma operação de descarga de 27.000 toneladas de milho, com recurso a um serviço de amarração inovador no âmbito do sector portuário nacional, que utiliza, para o efeito, uma carrinha-guincho (winch-truck), adiantou o porto. «Este novo equipamento da empresa ‘Tinita‘ promove uma maior eficiência na prestação do serviço de amarração no Porto de Aveiro, optimizando o tempo de execução da operação e facilitando o serviço dos trabalhadores», explicou o porto, através de uma nota.
Recorde-se que, recentemente, a infra-estrutura portuária procedeu ao licenciamento do serviço de amarração de embarcações, deu assim um novo passo «rumo a uma maior eficiência e produtividade dos serviços prestados às embarcações que demandam o porto».
Veja aqui o vídeo do serviço de amarração inovador no Porto de Aveiro:
Um porto em rota de ascensão
Recorde-se que, em Outubro, o porto foi representado no 22º Congresso da APLOG pela administradora Isabel Moura Ramos: «Aveiro tem corrido em contra-ciclo nos últimos anos. Tem batido recordes. Desde 2015 tem de facto crescido bastante, temos grandes marcos nesse ano, um crescimento na ordem dos 13% em 2017, 9% em 2018. Este ano, provavelmente será menos, mas continuará a ser crescimento. Já aumentámos cerca de 2% face aos dados que temos de Setembro. Diria que vem muito na sequência de um trabalho dos operadores», comentou, à data.