logs Porto de Aveiro

Porto de Aveiro recebe navio ‘Logger’ e envolve várias empresas em «projecto logístico inovador»

MarítimoComentários fechados em Porto de Aveiro recebe navio ‘Logger’ e envolve várias empresas em «projecto logístico inovador»647
Tempo de Leitura: 2 minutos

Se o Porto de Aveiro se mantém na crista da onda em termos de movimentação de cargas, não é de somenos relevar que também vem dando cartas na diversidade dos materiais que acomoda e opera: no passado dia 1 de Abril, a infra-estrutura aveirense recebeu a escala do navio ‘Singapore Spirit’, tendo esse evento se traduzido na primeira escala de um navio de tipologia Logger em Aveiro.

O navio ‘Singapore Spirit’ descarregou os chamados loose logs (toros soltos) em vez dos tradicionais logs in bundles – uma operação inédita no Porto de Aveiro. Segundo reportou a infra-estrutura portuária, o navio transportou 22.948 toneladas de toros de eucalipto, sendo um navio devidamente equipado para este tipo de carga e tendo ainda a particularidade de ser BOX-Shapped, uma formatação capaz de garantir uma capacidade de carga elevada e um amplo acesso aos porões, facilitando e optimizando as operações de estiva.

Operação envolveu a PTM Ibérica, Portline Ocean, Orey Shipping, entre outros

PTM IbéricaA operação inédita é a materialização de um «projecto logístico inovador», que envolveu várias empresas, parceiras do Porto de Aveiro, a Navigator, a Altri, a Portline Ocean, a BSL, a Pezzolato, a PTM Ibérica e a Orey Shipping, revelou o porto. O contributo da Portline Ocean foi vital: a empresa assegurou o transporte dos toros de eucalipto em loose (madeira solta), e disponibilizou «meios de transporte adequados», permitindo uma poupança no custo das cintas de aço para os fardos, mas também, a melhor ocupação dos espaços de carga do navio – sinónimo de mais carga transportada.

A operação implica também que os toros de madeiras importados, com 6 metros de comprimento e sem qualquer sistema de cintagem, são cortados e transformados em porto – isto foi possível graças à acção das empresas BSL, Pezzolato e PTM Ibérica. O seu contributo tornou real a implementação da solução logística, em coordenação com as empresas importadoras. Foi assim assegurado o desenho, concepção, aquisição e operação de uma máquina inovadora de corte dos toros, que permite o corte à medida em que são descarregados, adequando-os ao tamanho das unidades de transformação nas fábricas de destino. O navio, adiantou ainda o Porto de Aveiro, foi agenciado pela Orey Shipping, afretado e operado pela Portline Ocean Management, S.A. (Ocean), estando a operação de estiva a cargo da PTM Ibérica.

«Esta é uma solução logística que resulta da pré-actividade destas empresas, tornando possível ganhos de eficiência que certamente contribuirão para uma redução de custos da matéria prima à entrada da fábrica, dando assim o Porto de Aveiro mais um passo na sua diferenciação e competitividade», rematou o Porto de Aveiro.

Saiba mais sobre a inovação logística como teve o Porto de Aveiro como palco:

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com