Porto de Aveiro ZALI

Porto de Aveiro volta a assegurar «registo das melhores marcas de sempre» no 1º semestre

Marítimo Comentários fechados em Porto de Aveiro volta a assegurar «registo das melhores marcas de sempre» no 1º semestre 294
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Aveiro voltou a estar em destaque aquando do balanço da movimentação de cargas nos portos do continente – o relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) enfatiza que o porto aveirense «justifica um destaque por continuar a assegurar o registo das melhores marcas de sempre nos períodos homólogos». A infra-estrutura portuária movimentou cerca de 2,85 milhões de toneladas até Junho.

Porto de Aveiro supera em +5,2% máximo fixado em 2019

Este registo fixado na janela temporal Janeiro-Junho é superior em +5,2% ao anterior máximo, observado no ano de 2019. O positivo comportamento do Porto de Aveiro neste semestre está, ressalva a AMT, «assente no comportamento da Carga Fraccionada (+190,6 mil toneladas ou +25%), dos Produtos Petrolíferos (+176,8 mil toneladas ou +90,7%) e ainda dos Produtos Agrícolas (+130,7 mil toneladas ou +35,6%)».

Porto de Aveiro aereoCom 2,85 milhões de toneladas de cargas processadas no semestre, a infra-estrutura portuária aveirense registou um crescimento face a 2020 de +20,5%, detendo com tais números, uma quota de mercado nacional de 6,5%. Destaque-se ainda o facto de o Porto de Aveiro ter obtido subidas homólogas face ao ano transacto em todos os três grandes segmentos de carga, ou seja, tratou-se de um crescimento transversal.

Na Carga Geral, o porto obteve um crescimento homólogo de +25% (sustentado pelo sub-segmento da Carga Fraccionada), ao passo que nos Granéis Sólidos fixou um crescimento de 15,9% e, por fim, nos Granéis Líquidos, um crescimento de +22,4% (com uma subida acentuada do peso dos Produtos Petrolíferos, praticamente igualando o peso da categoria de Outros GL no resultado final do semestre).

Recorde-se que a administração portuária aveirense havia já adiantado, na recta final de Agosto, os resultados da movimentação de cargas para o período Janeiro-Julho: nesses sete meses de 2021, o porto movimentou mais 17,6% de mercadorias face ao período homólogo de 2020, num total de 3.323 milhões de toneladas processadas na soma de todos os segmentos – saiba tudo sobre estes resultados aqui.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com