Porto de Barcelona booking

Porto de Barcelona perde quase 300 mil contentores até Maio devido à pandemia

Marítimo Comentários fechados em Porto de Barcelona perde quase 300 mil contentores até Maio devido à pandemia 84
Tempo de Leitura: 2 minutos

A crise pandémica e as políticas de confinamento adoptadas pelos países continuam a impactar negativamente o tráfego portuário, de acordo com as previsões da Organização Mundial do Comércio para 2020, que apontam para uma queda acentuada no comércio internacional. Barcelona que o diga: o porto catalão movimentou 23,7 milhões de toneladas de carga até Maio, uma queda abrupta de -17,2% face ao período homólogo de 2019.

Contentores com descida homóloga de -20% no Porto de Barcelona

Como a autoridade portuária catalã divulgou recentemente via comunicado, «a crise económica causada pela pandemia reflectiu-se nos diferentes tráfegos, com o sector automotive a liderar as principais quedas, principalmente devido ao encerramento de fábricas durante as semanas mais críticas do Estado de Emergência e às dificuldades com que esta indústria já se debatia anteriormente». O tráfego de veículos no Porto de Barcelona registou uma descida avassaladora de -45,8% entre Janeiro e Maio de 2020, salientou a administração portuária.

Mas também no segmento contentorizado a pandemia atingiu, com força, o porto catalão: até Maio, Barcelona perdeu 290.097 contentores face aos primeiros cinco meses de 2019: uma descida de -20% no tráfego de contentores, equivalente a menos 1.157.568 TEU movimentados pelo porto. Segundo detalhou a autoridade portuária do Porto de Barcelona, os contentores de importação e exportação registaram uma queda menor, com os primeiros a perderem –11,9% e os segundos -2,2%. É esperado que estes volumes comecem a recuperar em Junho.

Com o regresso à possível normalidade, o arranque em pleno das operações industriais na China e o progredir da fase de desconfinamento em todo o continente europeu, os portos de referência esperam recuperar uma parte significativa do tráfego (principalmente no que toca aos contentores) neste período pós-COVID-19, com o regresso das empresas à sua total operacionalidade.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com