Porto de Beirute

Porto de Beirute recebeu o primeiro navio de carga após as fatídicas explosões

Marítimo Comentários fechados em Porto de Beirute recebeu o primeiro navio de carga após as fatídicas explosões 299
Tempo de Leitura: 2 minutos

Depois das trágicas explosões que abalaram o mundo, o Porto de Beirute voltou a receber navios: na passada Terça-feira, o porto libanês recebeu o primeiro navio após a devastação que, há uma semana atrás, vitimou 160 pessoas e feriu mais de 6 mil.

Porto de Beirute recebeu «Vessel Electra’ carregado de 400 contentores

Porto de BeiruteO ‘Vessel Electra’ chegou à capital do Líbano carregando 400 contentores e atracou na área de desembarque do porto, anunciou o canal de televisão local LBCI. A chegada do navio ocorreu após a nomeação de um novo director portuário em Beirute – tal como a Revista Cargo havia já noticiado, vários foram os profissionais detidos na sequência do acidente. Entre eles estava o director do porto libanês. A potência das explosões, que foi sentida até no vizinho Chipre, a cerca de 240 km, terá sido registada pelos sensores do Instituto Geofísico Americano como um terramoto de magnitude 3.3.

No total, 16 pessoas estão sob prisão domiciliária no âmbito do inquérito, tendo a procuradoria ouvido já os responsáveis da segurança do Estado. Decorre a investigação à épica explosão de quase três mil toneladas de nitrato de amónio, uma substância química altamente perigosa. A carga, que seria destinada a uma empresa lusa que actua em Moçambique, havia sido confiscada pelas autoridades libanesas e armazenada no porto desde 2013.

O país vivia já momentos político-sociais difíceis antes da explosão; agora, mergulhada num cenário de destruição, a capital do Líbano vê acentuarem-se os problemas sociais e económicos – há três dias seguidos que a cidade sente a revolta dos cidadãos, com manifestações e recorrentes confrontos com as forças policiais. O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, anunciou a demissão do governo, após quatro ministros já terem apresentado a sua demissão desde Domingo passado.

Foto Por Mehr News Agency, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=92996957

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com