Porto de Gdansk sobrevive às elevadas expectativas e continua a ser a surpresa europeia em 2019

Marítimo Comentários fechados em Porto de Gdansk sobrevive às elevadas expectativas e continua a ser a surpresa europeia em 2019 269
Tempo de Leitura: 2 minutos

É, sem perda de fulgor, a maior sensação europeia em termos portuários: o Porto de Gdansk não descansou sobre os louros de 2018 e, nos primeiros seis meses de 2019, voltou a mostrar as garras, através de um aumento homólogo de 9% na movimentação de mercadorias. Mais um recorde, que, segundo a administração portuária, veio elevar ainda mais a fasquia do desenvolvimento do porto polaco.

Gdansk em contínua ascensão: 27,3 milhões de toneladas é recorde semestral

Com uma movimentação de 27,3 milhões de toneladas de mercadorias entre Janeiro e Junho, o Porto de Gdansk ultrapassou pela primeira vez na sua história a barreira dos 25 milhões de toneladas num semestre. Este resultado está 4% acima do que o porto havia estimado para o semestre, revelou Lukasz Greinke, Presidente da Autoridade do Porto de Gdansk. Em 2018, o porto movimentou 50 milhões de toneladas (todos os tipos de carga). Agora, quer duplicar esses volumes antes de 2030, atestou Marcin Osowski, vice-presidente das Infra-estruturas, citado pelo portal ‘Railfreight’.

«Conseguimos alcançar aumentos em praticamente todos os grupos de carga. Os combustíveis lideram após o término deste primeiro semestre do ano, tendo atingido uma dinâmica de crescimento impressionante de 21,5% em comparação com o ano anterior», explicou Lukasz Greinke. «O carvão é o terceiro maior grupo de carga, chegando a quase 3,5 milhões de toneladas neste primeiro semestre de 2019», acrescentou.

Transhipment de contentores sobe; escoamento pela via ferroviária também é trunfo

O porto de Gdansk também obteve um excelente resultado no transhipment de carga geral – 11,3 milhões de toneladas foram movimentadas, 4,2% a mais que no ano passado. Mais de 10,3 milhões de toneladas dos itens foram mercadorias transportadas em contentores. «O porto de Gdansk é actualmente o quarto maior porto do Mar Báltico, mas apenas 2 milhões de toneladas o separam de alcançar o terceiro lugar, detido actualmente pelo porto russo de Primorsk. É resultado de um trabalho realmente intenso», salientou Greinke, citado também pelo portal.

Outro dos trunfos do porto polaco é a sua potência ferroviária: a divisão modal do porto do Leste europeu atribui actualmente 33% do tráfego de contentores à via ferroviária, uma tendência que tem vindo a ganhar força de forma progressiva e constante. Ora, atenta a estes sinais, a administração do Porto de Gdansk já avançou com uma panóplia de investimentos que visam aumentar essa quota para os 50% nos próximos anos: em caso de sucesso, Gdansk ultrapassará as quotas ferroviárias de portos de referência como Bremerhaven e Hamburgo (ambos na Alemanha).

Foto: Pxhere under CC0 Creative Common license

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com