Porto de leixões oe

Porto de Leixões abre a porta à encomenda inaugural de ferro vindo das minas de Moncorvo

Logística, MarítimoComentários fechados em Porto de Leixões abre a porta à encomenda inaugural de ferro vindo das minas de Moncorvo1670
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Leixões abrirá a porta à primeira encomenda de agregado de ferro de alta densidade, adiantou o presidente da empresa Aethel Mining Limited, Ricardo Santos Silva, na sequência da reactivação do projecto mineiro de Torre de Moncorvo, em Março de 2020.

Segundo a Lusa, a empresa concessionária das minas de Moncorvo prepara-se exportar para a China as primeiras 50 mil toneladas de agregado de ferro de alta densidade, certificado, provenientes do depósito da Mua. «Vamos exportar para a China as primeiras 50 mil toneladas de agregado de ferro de alta densidade, após a certificação do nosso produto por parte da União Europeia» – trata-se da encomenda inaugural.

«Os negócios que estamos a efectuar com China são muitos atractivos, já que o preço do ferro está historicamente alto e anda por volta dos 170 dólares por tonelada», acrescentou Ricardo Santos Silva, em declarações à Lusa. Esta primeira encomenda de agregado de ferro vai sair do Porto de Leixões, no concelho de Matosinhos, distrito do Porto. Até chegar aos navios, o agregado de ferro será transportado por camião, nesta fase inicial.

Por agora, enquanto durar esta fase inicial, a empresa Aethel Mining Limited (que prevê investir, gradualmente 550 milhões de euros nos próximos 60 anos)já chegou a acordo com empresas da região ligadas aos transportes para colocar 50 camiões nas estadas, com vista ao transporte do agregado de ferro até ao Porto de Leixões. Os camiões farão «cerca de 50 a 60 viagens diárias entre o local de armazenamento e o porto de mar», explicou.

De acordo com o empresário, cada camião poderá transportar entre as 24 e as 28 toneladas de agregado de ferro de alta densidade e uma operação que será efectuada nas próximas seis semanas. Segundo a Lusa, a empresa tem já contactos para fornecimento deste tipo de matéria-prima para países do norte da Europa, tais como a Inglaterra, Bélgica, França e Espanha. Em fase de contactos estão incluídos países árabes.

Saiba mais:

Exportação de ferro: Linha do Douro voltará a ser percorrida por comboios de carga

Fonte: Lusa

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com