Porto de Leixões novo terminal

Porto de Leixões bate recorde ao exportar 2,7 milhões de toneladas de mercadorias no 1º semestre

Marítimo Comentários fechados em Porto de Leixões bate recorde ao exportar 2,7 milhões de toneladas de mercadorias no 1º semestre 271
Tempo de Leitura: 2 minutos

Boas notícias para o Porto de Leixões: no decorrer da primeira metade de 2020, a infra-estrutura portuária nortenha bateu um recorde nunca antes alcançado nas exportações, ao movimentar 2,7 milhões de toneladas de mercadoria para o exterior, o que representa um crescimento de 4,2% face ao período homólogo. Produtos refinados, ferro e aço, papel e cartão, e pedra foram os tipos de carga mais exportada.

Em contentores, foi movimentada mais de 3,5 milhões toneladas de mercadoria, o que representa um crescimento acumulado de 3,4% em comparação com o período homólogo do ano anterior. O primeiro semestre deste conturbado ano, marcado pela disseminação da pandemia da Covid-19, foi, apesar destes ganhos, marcado pelo decréscimo de mais de 5,6% na movimentação total de carga no Porto de Leixões, traduzindo-se em cerca de 9 milhões de toneladas de mercadoria movimentada, durante este período, na infra-estrutura portuária.

porto de leixões eixo«Ficámos muito satisfeitos por percebermos que, apesar da conjuntura actual, inevitavelmente marcada pela paralisação gerada pela Covid-19 e pelo consequente abrandamento da indústria e comércio mundial, a economia regional continuou a servir-se da nossa infraestrutura portuária para manter o dinamismo possível», declarou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

A principal quebra verificou-se nos graneis líquidos com menos 15,8% devido à paragem parcial da refinaria da GALP. A carga roll-on/roll-off, que embarca e desembarca sobre de rodas, reduziu 7%, os granéis sólidos reduziram-se 1,3% e a carga fraccionada registou um decréscimo de 4,4%. Recorde-se que o conjunto dos portos portugueses registaram uma quebra de 9,3% na movimentação de carga até Maio, em comparação com o período homólogo do ano anterior, de acordo com os dados divulgados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com