porto de leixões eixo

Porto de Leixões bateu recorde de contentores em 2018 com mais de 6,6 milhões de toneladas

Marítimo Comentários fechados em Porto de Leixões bateu recorde de contentores em 2018 com mais de 6,6 milhões de toneladas 557
Tempo de Leitura: 2 minutos

O ano 2018 tornou-se o melhor de sempre para o Porto de Leixões no que respeita à movimentação de carga contentorizada, com uma movimentação acima de 6,6 milhões de toneladas neste segmento, valor que representa um aumento de 8% face ao ano anterior e um novo máximo histórico que ultrapassa, em 286 mil toneladas, o recorde alcançado em 2016.

Mas não foi apenas o segmento dos contentores que “brilhou” no Porto de Leixões em 2018. Também o segmento Roll-On/Roll-Off atingiu o melhor registo de sempre no enclave nortenho, com um aumento de 9% face ao ano de 2017 e totalizando 1,15 milhões de toneladas. Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) salienta que «este foi já o segundo ano consecutivo que se superou a barreira de um milhão de toneladas».

APDL realça confiança das companhias no Porto de Leixões

«O crescimento da carga contentorizada e do tráfego Roll-On/Roll-Off em Leixões é resultado directo do esforço que o nosso porto tem vindo a desenvolver junto de diferentes companhias, que confiaram e apostam em nós com novas escalas, novas rotas e novos navios», salienta a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) no seu comunicado.

Granéis sólidos crescem 9%; granéis líquidos com quebra de 12%

leixões portos oePor outro lado, o movimento de granéis sólidos registou no Porto de Leixões um acréscimo de 9% face a 2017. Já os granéis líquidos registaram uma quebra de 12% que a APDL justifica com a «manutenção das refinarias nacionais, em particular na de Matosinhos».

Relativamente às principais mercadorias exportadas em 2018, destacam-se a carga contentorizada, os produtos refinados diversos e o ferro/aço. No que diz respeito às principais mercadorias importadas naquele que é o porto mais preponderante do norte do país, salientam-se o petróleo em bruto, a estilha de madeira e ainda a sucata de ferro.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com