Porto de Leixões novo terminal

Porto de Leixões focado em «recuperar a trajectória de crescimento» nos pós-pandemia

Marítimo Comentários fechados em Porto de Leixões focado em «recuperar a trajectória de crescimento» nos pós-pandemia 276
Tempo de Leitura: 1 minutos

Em recente entrevista concedida ao semanário ‘Expresso‘, Nuno Araújo, novo presidente do Conselho de Administração da APDL, abordou os investimentos planeados para Leixões, Viana do Castelo e Douro para os próximos dez anos. Entre os temas de conversa esteve o foco do Porto de Leixões na recuperação de uma «trajectória de crescimento» neste período de pós-pandemia COVID-19.

Segundo Nuno Araújo, o porto «está a trabalhar para recuperar a trajectória de crescimento». Apesar das várias contingências trazidas pelo novo coronavírus, o enfoque reside agora no retorno ao crescimento do tráfego portuário. «É verdade que o movimento no Douro parou, foram cancelados 111 navios no terminal de cruzeiros de Leixões e a carga total movimentada no Porto de Leixões no primeiro semestre caiu 5,6%», frisou.

Porto de Leixões com motivos para sorrir, mesmo em tempos difíceis

No entanto, nem tudo foram más notícias, antes pelo contrário, houve motivos para sorrir: tal como a Revista Cargo noticiou oportunamente, as exportações de mercadorias atingiram um recorde de 2,7 milhões de toneladas (+4,2%) no porto nortenho, havendo inclusivamente novos clientes em carteira, como o grupo Olano, que acaba de chegar à plataforma logística de Leixões, ou as minas de Moncorvo, a reiniciar a actividade.

Recorde-se que o porto nortenho é alvo de um investimento privado de 43,4 milhões de euros por parte da operadora turca Yilport (concessionária do Terminal de Contentores de Leixões), com vista à reconversão do terminal de contentores Sul; em cima da mesa está ainda o cenário de investimento de cerca de 200 milhões de euros adicionais para a aposta no terminal Norte.

Fonte: Expresso

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com