ponte leixões porto

Porto de Leixões movimentou 9,5 milhões de toneladas de mercadoria até Junho

MarítimoComentários fechados em Porto de Leixões movimentou 9,5 milhões de toneladas de mercadoria até Junho305
Tempo de Leitura: 1 minutos

De Janeiro a Junho de 2019, transitaram no Porto de Leixões 9,5 milhões de toneladas de mercadoria, informou a administração do porto nortenho. Com as exportações a registarem um aumento de 14,4% relativamente ao período homólogo, as cargas roll-on/roll-off, fraccionada e contentorizada destacaram-se em larga escala, adiantou hoje a APDL.

Leixões: carga ro-ro aumentou +18,3%, fraccionada +16,6% e contentores +8,4%

A carga roll-on/roll-off, que embarca e desembarca em cima de rodas, aumentou 18,3%, já a fraccionada registou um incremento de 16,6% e, por fim, a mercadoria contentorizada cresceu 8,4%. O número de contentores embarcados em Leixões também subiu (9,95%) e os TEU registaram um aumento de 9,64%. Os granéis sólidos assinalaram também um ligeiro aumento de 1,4% face aos primeiros seis meses de 2018.

APDL realçou «crescimento» e necessidade de adaptação «às exigências do mercado»

Já os navios que transitaram em Leixões destacaram-se pela arqueação bruta (GT) cada vez maior, comprovando a tendência de aumento do tamanho das embarcações. Neste caso, a evolução foi de 4,9%, um valor máximo para o período. «O Porto de Leixões é, efectivamente, uma infra-estrutura em crescimento, pelo que é fundamental adaptar-se às exigências do mercado», vincou a APDL».

Os Produtos Refinados, Ferro e Aço, Papel e Cartão e a Pedra foram as mercadorias que mais pesaram nos valores registados no total da carga exportada e o Petróleo em Bruto, a Estilha, as Matérias Plásticas e a Sucata lideraram as importações no primeiro semestre.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com