Porto de Leixões presta apoio logístico na construção de parque eólico flutuante ‘offshore’

Marítimo Comentários fechados em Porto de Leixões presta apoio logístico na construção de parque eólico flutuante ‘offshore’ 432
Tempo de Leitura: 1 minutos

As embarcações ‘Horizon Artic’ e ‘Connector’, operadas pelo TCGL – Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões que prestarão apoio ao projecto levado a cabo pela Windplus, foram recebidas e acomodadas pelo Porto de Leixões, que prestou apoio logístico no âmbito do projecto de instalação de um parque eólico flutuante offshore – o processo recorre a plataformas semi-submersíveis situadas na costa norte de Portugal, entre Leixões e Viana do Castelo, a uma profundidade de 85-100 metros e a 18 km da costa.

Porto de Leixões recebe material para a construção do parque eólico flutuante

«A instalação terá três turbinas eólicas, assentes em plataformas flutuantes, ancoradas ao fundo do mar. De salientar que todo o material necessário a esta instalação, correntes, âncoras, cabo submarino e cerca de 120.000 tons de granito rochoso, é recebido no Porto de Leixões, preparado e montado com o apoio do TCGL e posteriormente embarcado para a instalação», adiantou, no seu site oficial, a APDL.

O parque eólico terá uma capacidade instalada de 25 MW. A instalação representa um projecto emblemático no sector da energia eólica flutuante e contribuirá para o desenvolvimento, padronização e melhoria do fabrico de plataformas flutuantes modulares multi-MW, que é um objectivo fundamental sob o Plano Estratégico de Tecnologia Energética (Plano SET) da Comissão Europeia.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com