Porto de Leixões Novembro apdl

Porto de Leixões terá investimento de 379 milhões para se consolidar como «porto de excelência»

Marítimo Comentários fechados em Porto de Leixões terá investimento de 379 milhões para se consolidar como «porto de excelência» 673
Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com a Lusa e o Diário de Notícias, que relatam conteúdos de um documento governamental, o Porto de Leixões receberá um investimento de 379 milhões de euros até 2030 – este esforço de recursos integra o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 e tem como propósito tornar Leixões num «porto de excelência».

Expansão visa novo terminal de contentores

O porto nortenho receberá investimento «público tradicional» que será também executado com recurso à iniciativa privada, de modo a catapultar o seu estatuto e reforçar a sua «criação de valor e desenvolvimento sustentável», citam as fontes. O investimento prevê um novo terminal: Leixões expandirá a sua capacidade de movimentação de contentores, estimando-se impactos económicos na ordem dos 218 milhões de euros.

Aliada à construção de um novo terminal para carga contentorizada está a reestruturação do terminal de contentores norte, incluindo a adaptação à movimentação de outras mercadorias, nomeadamente de carga ro-ro, a melhoria das condições de movimentação de contentores e o aumento de capacidade de movimentação de cargas.

Novo terminal multiusos com fundos de -14 metros na calha

Leixões prepara-se também para, até 2030, aumentar a oferta no que toca à movimentação de granéis sólidos, de carga geral e de ro-ro, através da aposta em um novo terminal multiusos com fundos a -14 metros – segundo o documento, este incremento conduzirá a um produto anual adicional de cerca de 3,5 milhões de euros.

Estes investimentos, que visam dotar o porto de maior competitividade e também de maior grau de sustentabilidade ambiental (através do corte nas emissões de gases com efeito de estufa e da redução dos congestionamentos rodoviários), irão fomentar «a eficiência operacional e polivalência deste porto enquanto maior porto exportador nacional de hinterland em contentores e maior porto nacional na movimentação de carga ro-ro», citam as fontes.

Com Lusa e Diário de Notícias

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com