Porto de Lisboa acolheu Projecto reunião dos parceiros do projecto ‘Atlantic Blueports’

Marítimo Comentários fechados em Porto de Lisboa acolheu Projecto reunião dos parceiros do projecto ‘Atlantic Blueports’ 297
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Lisboa acolheu, no passado dia 15 de Maio, a reunião interna dos vários parceiros do projecto ‘Atlantic Blueports’, com o objectivo de «minimizar a proliferação de espécies invasoras resultantes de descargas de águas de lastro de navios, na sequência da Convenção IMO para a Gestão das Água de Lastro dos Navios», revelou a APL. A reunião decorreu no Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo em Algés.

Além da presença do Porto de Lisboa e de outros portos nacionais, a reunião contou também com a participação de diversas entidades públicas e privadas de Portugal, França, Holanda, Espanha e Reino Unido. «A agenda dos trabalhos incidiu sobre os resultados do projecto, a nível de demonstrações do equipamento, estratégias de comunicação com os vários stakeholders portuários, análises às aguas e estudos económico-financeiros sobre a viabilidade do projecto», adiantou a APL.

Resultado «excelente»: evento suscitou o interesse de armadores, agentes de navegação e universidades

Durante a tarde, o grupo de trabalho assistiu à demonstração do equipamento INVASAVE, que permite tratar as águas de lastro dos navios em terra. Nos dias 16 e 17 de maio o projecto associou-se ao European Maritime Day e realizaram-se várias demonstrações em tempo real do equipamento INVASAVE nas instalações do Porto de Lisboa, assim como visitas à torre VTS, que incluíram a visualização do vídeo inerente ao projecto.

«O resultado deste evento foi excelente, quer pelo envolvimento e interesse de armadores, agentes de navegação e universidades nacionais, quer pelas estratégias de comunicação definidas que permitirão implementar medidas e procedimentos que facilitam o cumprimento da Convenção das Águas de Lastro dos Navios e a mitigação da Poluição Marinha», comunicou o Porto de Lisboa.

Foto: Porto de Lisboa Facebook

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com