Porto de Lisboa

Porto de Lisboa celebra 133 anos de existência no próximo dia 31 de Outubro

Marítimo Comentários fechados em Porto de Lisboa celebra 133 anos de existência no próximo dia 31 de Outubro 318
Tempo de Leitura: 3 minutos

O Porto de Lisboa está prestes a celebrar 133 anos de existência: para o dia 31 de Outubro, a infra-estrutura portuária da capital preparou um conjunto de iniciativas inovadoras, em consonância com todas as regras de prevenção para a transmissão de Covid-19.

«Não podíamos deixar de assinalar esta data», frisou Lídia Sequeira

«A actual situação pandémica relacionada com o vírus Covid-19, leva-nos a comemorar os 133 anos do Porto de Lisboa de forma diferente e responsável, mas não podíamos deixar de assinalar esta data. Neste contexto, optámos por iniciativas diferenciadoras, como a visita virtual que vamos proporcionar às Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde d’Óbidos, para dar a conhecer os painéis de Almada Negreiros», declarou Lídia Sequeira, presidente do Conselho de Administração do porto. A visita às Gares Marítimas ficará disponível a 31 de Outubro, no site e nas redes sociais.

Porto de Lisboa assinala lançamento de novo portal

No dia 4 de Novembro, mais um motivo de celebração: trata-se da data de lançamento do novo portal do Porto de Lisboa, «totalmente renovado, mais funcional e mais completo, mas também mais claro e com um acesso rápido e mais intuitivo a todas as áreas do porto», explicou o porto, através de um comunicado, ao qual a Revista Cargo teve acesso. O novo site é evolutivo e terá no futuro outros desenvolvimentos que permitirão melhorar continuamente a presença do Porto de Lisboa na web, designadamente a integração com outras plataformas digitais.

Neste 133.º aniversário, e também no dia 4 de Novembro, será lançado um desafio de fotografia,  dirigido a todos os cidadãos, para fotografar as margens, paisagens e pormenores da área de jurisdição do Porto de Lisboa. ‘1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar’ é o nome deste desafio fotográfico, que dará a conhecer toda a zona ribeirinha abrangida pelo Porto de Lisboa através do olhar dos participantes.

A jurisdição portuária confina com os territórios dos onze municípios que abraçam o estuário do Tejo: Alcochete, Almada, Barreiro, Benavente, Lisboa, Loures, Moita, Montijo, Oeiras, Seixal e Vila Franca de Xira. Os participantes têm 200 km de margem para fotografar, devendo identificar sempre os pontos geográficos onde são captadas as imagens. A melhor fotografia escolhida pelo porto será ampliada e exposta na Gare Marítima de Alcântara e o conjunto das fotos de todos os concorrentes poderá ser visto em 2021, no novo portal do Porto de Lisboa.

A fechar as comemorações, no dia 8, terá lugar a Regata “Troféu Porto de Lisboa”, promovida pela APL e organizada pela ANL – Associação Naval de Lisboa. Trata-se da maior regata que se realiza no Tejo anualmente, com largada da Doca de Belém marcada para as 11h00, e que este ano terá  disponível online no portal do Porto de Lisboa, os momentos mais significativos da regata como a partida, passagens nas bóias e a chegada.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com