porto de lisboa ce

Porto de Lisboa é o que mais cresce, Sines mantém domínio

Marítimo Comentários fechados em Porto de Lisboa é o que mais cresce, Sines mantém domínio 376
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os dados disponibilizados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) relativos aos portos nacionais no período Janeiro-Maio de 2017 relevaram o facto inédito de ter sido atingida a meta dos 40 milhões de toneladas movimentadas nos primeiros cinco meses de um ano, alcançando-se também cerca de 1,3 milhões de TEU até Maio, número inédito neste espaço temporal. A estes dados, já analisados pela Revista CARGO, juntamos agora uma reflexão sobre os importantes papéis dos Portos de Lisboa e de Sines nestes resultados.

Porto de Sines mantém estatuto de líder

Porto de Sines continua com a maior fatia

Como é já um hábito incontornável, o Porto de Sines voltou a demonstrar toda a sua pujança operacional, liderando os resultados nacionais: com uma quota de 52,8% (resultado da movimentação de 21.430.898 toneladas), o porto alentejano reforçou o dinamismo com que domina o âmbito portuário em termos de movimentação de carga, crescendo 9,1% face ao mesmo período de 2016. Destaque para a performance na Carga Geral, com uma subida homóloga de 30,6%, na qual o segmento contentorizado fez a diferença: 10.135.613 toneladas que reflectiram uma subida de 30,9%.

Porto de Lisboa foi aquele que mais cresceu, disparando nos contentores

Se o Porto de Sines voltou a reafirmar o seu domínio, o Porto de Lisboa ganhou relevo pelo avultado crescimento denotado nos primeiros cinco meses do ano. Ressuscitado após longos períodos de intermitências e instabilidades várias, o porto da capital vem experimentando tempos de retoma, arrebatando o estatuto de porto que mais cresceu durante os primeiros meses de 2017. O Porto de Lisboa registou um crescimento global de 30,3% face ao período homólogo, graças à movimentação de 4.933.162 toneladas de mercadorias. Destaque para o excelente resultado da Carga Geral (subida de 46,8% com 2.079.761 toneladas movimentadas), e louvores para o segmento contentorizado, que registou uma exponencial subida de 53,4%, com 2.005.211 toneladas movimentadas). Também os Granéis Sólidos sentiram uma subida animadora (mais 23,7% face aos primeiros cinco meses de 2016).

 

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com